Como os candidatos em Alagoas tratam da Cultura nos planos de governo
Apenas dois deles priorizam em suas propostas esse tema
Cultura é o assunto da terceira matéria que envolve as propostas dos candidatos ao Governo de Alagoas deixadas de lado em entrevistas e debates durante a campanha eleitoral.
No mês de junho deste ano, o Governo Federal cortou uma parcela das verbas nesta área e o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro evidenciou a necessidade de investimento. Com a dimunuição dos repasses vindos de Brasília, a responsabilidade dos Estado aumenta. Apenas dois candidatos em Alagoas tem planos específicos para a Cultura.
Basile (PSOL) coloca que "é preciso ter uma política pública para a cultura, que deixe de lado as contratações milionárias de artistas estrangeiros e valorize a produção de arte e cultura associada à manutenção das nossas culturas tradicionais e também à inovação a partir delas para construir a Alagoas do século XXI".
Ele traz as seguintes propostas: criar Cineclube nas escolas estaduais; criar lonas culturais estaduais articuladas com as escolas estaduais de cada região; fomentar programas de capacitação técnica, qualificação profissional e formação especializada em produção cultural; criar a política de estímulo a “primeira produção” incentivando a formação de artistas locais e propiciando o ambiente de criatividade no estado; realizar audiências públicas para deliberar com a sociedade civil os modelos que devem ser utilizados nos editais de fomento à produção cultural; -criar uma política estadual de incentivo à cultura com editais permanentes de fomento à cultura; e a construção de equipamentos culturais, como bibliotecas, teatros e rádios comunitárias, junto às escolas públicas como base de uma política de difusão dos produtos culturais de qualidade para todos os alagoanos.
O segundo candidato é Renan Filho (MDB) que traz o maior número de promessas. Na lista estãi desenvolver programa de capacitação específica para os agentes culturais do Estado; ampliar o Programa Alagoas é Cultura no Interior; intensificar o programa de Fomento e Incentivo à Cultura Alagoana (FICA), com publicação de novos editais em novos segmentos; realizar a Virada Cultural, reunindo manifestações culturais, históricas e artísticas de todo o Estado, movimentando a cadeia da economia criativa de cultura e resgatando no alagoano o sentimento de pertencimento; fomentar as práticas culturais no Estado, preservando nossos saberes e fazeres; implantar o Calendário Cultural oficial de Alagoas; realizar edições de festivais que contemplem os diversos movimentos artísticos e culturais alagoanos; reformar e modernizar o Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte); criar programa de intercâmbio intra e interestadual da arte e da cultura de Alagoas; criar o programa Benvindo, Alagoas é Cultura, para recepcionar turistas, promovendo atividades artísticas e apresentando o patrimônio cultural de Alagoas; criar o programa Aqui Tem Show, incentivando a produção artística do Estado; ampliar medidas preventivas que visem promover a cidadania e a inclusão social em regiões de violência e vulnerabilidade, por meio de atividades culturais e recuperar e modernizar equipamentos culturais alagoanos.
Josan Leite do PSL não traz propostas para esta área e Pinto de Luna (PROS) não tem plano de governo registrado no site do TSE.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura promove Tardezinha 60+ na Capelinha de Jaraguá
PM cumpre medida protetiva contra suspeito de crime sexual em Feira Grande
Emprega Mais Alagoas oferece 180 vagas gratuitas em cursos de qualificação
Brasil registra 58 casos de intoxicação por metanol; mortes chegam a 15
Com apoio de Daniel Barbosa, agricultores do Agreste vivem novo momento na produção de mandioca
Homem acusado de matar mulher a golpes de faca em Palmeira em 2005 é preso em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
