Ministério Público Eleitoral indica remoção de imagens de Lula como candidato de veículos
As imagens precisam ser removidas ou condutores responderão por crime eleitoral

O Ministério Público Eleitoral expediu consignou uma indicação à Polícia Rodoviária Federal de Alagoas e também ao comando do Policiamento Rodoviário do Estado para que interpelem os veículos que tenham propaganda eleitoral, nesse caso adesivos, do ex-presidente Lula como candidato à Presidência da República. Essa propaganda é avaliada como sendo ilegal e pode caracterizar ilícito eleitoral.
A recomendação tem como base a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu o pedido da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de Presidente da República nas Eleições de 2018, qualquer ato de campanha que apresente Lula como candidato foi proibido. A recomendação foi formulada por Raquel Teixeira, atual procuradora regional eleitoral de Alagoas.
O TSE concedeu o pedido do Ministério Público Eleitoral, autorizou a remoção e eliminação de todo material de campanha que possua referência à candidatura de Lula à presidência da República, em razão da manutenção das propagandas eleitorais da coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT/PCdoB/Pros).
Recomendação
De acordo com as orientações constantes no procedimento, os policiais devem solicitar aos condutores a imediata remoção da propaganda, sob pena de – além de ter o adesivo removido e apreendido pelos policiais – o proprietário se tornar alvo de um registro de ocorrência, a ser remetido para providências do Ministério Público Eleitoral, que pode enquadrar o dono ou o condutor do veículo nos crimes previstos no Código Eleitoral.
O MP esclarece, porém, que não está proibido o material de propaganda que apresente o ex-presidente apenas na condição de apoiador, como nos casos em que se utilizam do slogan “Haddad é Lula”, ou nas situações em que aparece apenas a fotografia de Lula ao lado de candidatos das coligações integradas pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Últimas notícias

Após cassação de mandatos de prefeito e vice, novas eleições são convocadas em Piaçabuçu

Sem Bolsonaro, Zema se coloca como opção para 2026: ‘Vamos ter que conversar muito’
![[Vídeo] Gato “soldado” é flagrado dormindo em viatura do BEPE no Rio de Janeiro](https://img.7segundos.com.br/X677z0Zg5j5LHvG01PK_N3u6IHs=/100x80/center/bottom/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/gato-viatura.jpg)
[Vídeo] Gato “soldado” é flagrado dormindo em viatura do BEPE no Rio de Janeiro
![[Vídeo] Moradores desafiam diretor de Companhia de Saneamento a beber a água que sai da torneira](https://img.7segundos.com.br/2oFi8rpQNXF5MNx1DHbBbWUfUXo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-04-08-at-121313-r42974fowuhsznsnroyogf5xcw5h1b3c4y5rkr6d14.jpg)
[Vídeo] Moradores desafiam diretor de Companhia de Saneamento a beber a água que sai da torneira

Imóveis de Maragogi recebem medidores inteligentes de energia elétrica

Projeto de Lei garante acessibilidade a deficientes visuais em pontos turísticos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
