Conheça a história de Evandro, um homem que enfrentou o câncer de mama
Outubro é o mês oficial de conscientização para prevenção e combate ao câncer de mama, doença que corresponde a cerca de 25% dos casos de câncer diagnosticados em mulheres por ano. O que muitos desconhecem é que essa patologia, apesar de afetar majoritariamente o público feminino, também ocorre em homens. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que a partir dos 60 anos, 1% dos homens pode ser diagnosticado com a doença.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem reforçado na Campanha Maceió Rosa a importância da prevenção e combate ao câncer de mama. Francisco Lins, diretor de Atenção à Saúde do órgão, explicou que os homens precisam estar em alerta.
“A falta de informação e o preconceito são os principais inimigos para descoberta e tratamento da doença em homens. Muitas vezes existe uma resistência à ida rotineira ao médico e à realização de exames periódicos. Embora a doença ocorra principalmente em mulheres, os homens também podem ser acometidos. As Unidades de Saúde estão mobilizadas para prevenir o câncer, mas o autoexame colabora consideravelmente no combate”, afirmou o diretor.
Semelhante às mulheres, os sintomas de aparecimento de células cancerígenas em homens são demonstrados por meio de nódulos na região das mamas, abaixo das axilas e secreção nos mamilos. Além disso, a doença pode estar relacionada com o aumento de hormônios femininos no corpo, originados pelo uso de determinados medicamentos, como antidepressivos e remédios para obesidade.
Evandro Simplício, de 60 anos, foi diagnosticado com a doença. Para ele, a notícia do câncer foi um choque. “Eu não acreditei que aquilo poderia ser possível. Um homem precisando fazer mamografia, eu achava que isso nunca iria acontecer comigo. Depois que eu fiz os exames e vi que precisava iniciar o tratamento, eu tive que buscar forças para não ser derrotado por essa doença”, afirmou.
Com a alegria de quem superou a doença, Evandro, que atualmente ministra palestras sobre a prevenção do câncer de mama, explicou que o preconceito ainda se estabelece no cenário masculino em relação ao câncer em homens. “O machismo ainda é muito presente no discurso dos homens. Para alguns, a realização de exames periódicos com um médico mastologista, por exemplo, é sinônimo de fraqueza”, comentou.
O tratamento do câncer de mama é o mesmo para homens e mulheres e pode incluir a quimioterapia, radioterapia, mastectomia e o uso de hormônio-terapia, que ajuda no controle da doença durante os 10 anos pós tratamento. Além desses, existe também o acompanhamento chamado “terapia alvo”, que é projetado para bloquear o crescimento da doença utilizando substâncias para identificar e atacar especificamente as células cancerígenas, provocando menos efeitos colaterais no paciente.
Maceió Rosa
Criada em 2014, a Campanha Maceió Rosa ganhou nova edição nesse 1º de outubro. Durante todo o mês, serão realizadas ações em diferentes locais da cidade para conscientizar e alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. As unidades de saúde do Município também estarão mobilizadas para este atendimento de mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária de rastreamento preconizada pelo Ministério da Saúde. A ação faz parte da campanha internacional Outubro Rosa e promove atividades de conscientização para a luta contra a doença que, no Brasil, somente em 2018, registrou quase 60 mil novos casos, com mais de 14 mil mortes, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Novembro Azul
O movimento Novembro Azul é uma campanha desenvolvida para sensibilizar e conscientizar o público masculino em relação aos cuidados preventivos e à importância da realização dos exames periódicos. Com foco voltado à integralidade da saúde, essa Campanha é dedicada à prevenção das doenças que mais acometem a população masculina.
Veja também
Últimas notícias
144 Anos: shows musicais devem reunir milhares de pessoas nesta sexta (29) em Limoeiro de Anadia
Suspeito de participar de assassinato de jovem grávida em AL é preso em Salvador
Homem que morreu na recepção de hotel de Maceió usava tornozeira eletrônica
Faria Lima, centro financeiro do país, é alvo de operação contra lavagem de dinheiro PCC
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6 milhões nesta quinta-feira
Influenciador é preso em Arapiraca por susposta tentativa de extorsão contra governador
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
