Senado autoriza empréstimo de 70 milhões de dólares para Maceió
O programa, também conhecido como Revitaliza Maceió, visa impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (30), a contratação de crédito externo no valor de US$ 70 milhões para o financiamento do Programa de Revitalização Urbana de Bairros em Maceió, capital de Alagoas. A Mensagem 99/2018, aprovada na forma de Projeto de Resolução que autoriza a operação, segue em regime de urgência para o Plenário do Senado.
O programa, também conhecido como Revitaliza Maceió, visa impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade, por meio da melhoria da infraestrutura de vários bairros. São ações de tratamento de esgoto, de requalificação de drenagem da orla marítima, de irrigação automatizada de jardins, de saneamento básico e de implantação de uma avenida de ligação a outras vias.
O relatório do senador José Medeiros (Pode-MT) foi favorável à mensagem do Ministério da Fazenda, que pediu a autorização da contratação do crédito entre o município de Maceió (AL) e a Corporação Andina de Fomento, com garantia da União.
Medeiros observou, contudo, que a Secretaria do Tesouro Nacional avaliou a capacidade de pagamento do município de Maceió com a nota “C” após metodologia instituída pela Portaria MF 501, de 23 de novembro de 2017, nível incompatível com a concessão de garantia da União. Inconformado com o resultado, o município Maceió deu início a um questionamento judicial e obteve uma decisão favorável, que obrigou a STN a manter a classificação original “B”, que garante a autorização do empréstimo.
Para o senador Eduardo Braga (MDB-AM), a decisão judicial retira da CAE a competência de analisar os critérios econômicos, contábeis e de liquidez dos municípios. Ele reconheceu a importância do empréstimo para Maceió, mas observou que o país vive um momento de colapso fiscal e sugeriu a apresentação de um projeto de resolução para evitar que as análises da CAE sejam tomadas com base em decisões judiciais.
— É uma usurpação de poder e de competência — avaliou o senador.
O presidente da CAE, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), lembrou que a comissão abriu precedente ao aprovar um empréstimo em setembro para Porto Alegre (RS), também baseado em decisão judicial. Ele prometeu colocar em discussão o projeto sugerido por Eduardo Braga na próxima reunião.
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto a tiros em frente a mercadinho na zona rural de Arapiraca
Ministério dos Transportes conclui primeira etapa de revitalização da BR-316 em Canapi
Linhas de ônibus operadas pela Viação Cidade de Maceió sofrem alteração
Bebê internado no Hospital da Criança é batizado na UTI em cerimônia emocionante
Suspeito de matar jovem de 21 anos em Igaci é preso no interior de São Paulo
Encontre os melhores preços para o presente do Dia das Mães no Economiza Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
