Oficina gastronômica divulga culinária quilombola na terra de Zumbi dos Palmares
Ação terá participação de Mãe Neide Oyá D’Oxum, gastrônomos e professores

A mestra do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas e chef Maria Neide Martins, a Mãe Neide Oyá D’Oxum, apresenta a Oficina Gastronômica Sabores e Saberes da Terra de Zumbi, de 12 a 16 de novembro. O evento será realizado no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A oficina visa organizar, promover e desenvolver a cultura quilombola tendo como base as tradições gastronômicas dos quilombos em Alagoas. A secretária de Cultura de Alagoas, Mellina Freitas, ressalta que a cozinha alagoana ainda não é lembrada pela culinária quilombola, apesar dos grandes avanços nos últimos anos.
“O conhecimento é um elemento diferenciador do mercado gastronômico em âmbito nacional. Quando um turista visita Alagoas, ele deve conhecer essa culinária típica, que é uma verdadeira aventura gastronômica. A oficina é de grande importância para dar mais visibilidade a ela”, afirmou a secretária.
Além dos conhecimentos gastronômicos da culinária afro, os participantes poderão conhecer um pouco mais da história e da cultura dos quilombos. "Esta é uma ação de divulgação dos saberes da cultura afro-brasileira e de fomento ao desenvolvimento da população, atendendo aos anseios da comunidade e dos pequenos negócios deste território”, explica Cláudia Puentes, da comissão organizadora.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário online disponível no link http://bit.ly/InscricaoOficinaGastronomica. A oficina contará com uma equipe interdisciplinar, formada por gastrônomos e professores de diversas áreas das Ciências Humanas, que tratarão do contexto cultural a partir de diálogos transversais com os participantes. A atividade conta também com o apoio da prefeitura de União dos Palmares e da Fundação Cultural Palmares.
Programação
12/11 - Abertura da Oficina e palestra sobre Transmissão do Conhecimento, às 15h, no Auditório da Secretaria de Educação
13/11 - Aula teórica e prática, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares
14/11 - Aula teórica e prática, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares
15/11 - Aula teórica e prática, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares
16/11 - Aula teórica e prática e finalização da Oficina, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
Últimas notícias

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente

Mãe denuncia negligência médica após perder bebê em hospital de Maceió

Delmiro Gouveia recebe projeto “Pianusco - Som das Águas” neste sábado

PRF recupera veículos com identificação adulterada na Região Metropolitana de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
