Estudantes conhecem modelo cooperativo e agroecológico de produção de alimentos
Aproximadamente noventa crianças do ensino fundamental do colégio São Lucas, que é administrado pela Cooperativa Educacional de Maceió (Coopema), visitaram o modelo de produção da Cooperativa Agropecuária de Alagoas (Coopaal), localizada na zona rural de Flexeiras, Zona da Mata do Estado.
A intercooperação foi promovida pelo Sistema OCB/AL, estimulando um dos princípios cooperativistas, e o projeto faz parte do movimento Dia de Cooperar.
Os estudantes foram ver na prática as atividades desempenhadas por agricultores e os cuidados que são tomados do cultivo até o beneficiamento dos produtos destinados às mesas dos consumidores.
“Também quisemos estimular a boa alimentação ao mostrar como tudo é feito e de onde vem o que comemos”, explicou Taisa Paulino, coordenadora pedagógica do colégio e cooperada da Coopema.
Rian Cavalcante, 6 anos, comentou que no prédio dele há um canteiro de verduras. “Tem até beterraba. Agora sei colocar água e ajudar mais no que precisar. Aprendi a cuidar das plantas e que temos que comer coisas saudáveis”.
Já Marx Tadeu, 10 anos, destacou a felicidade de conhecer um novo lugar e uma plantação através do colégio.
Cícera Eugênia, cooperada da Coopaal, falou sobre a recepção das crianças. “Somos visitados por grupos de profissionais, estudantes universitários e crianças. Além de educativos, são momentos bastante divertidos. Ficamos muito felizes com a vinda de cada grupo. É ótimo poder apresentar nosso trabalho”.
INÍCIO
As crianças começaram em julho um projeto chamado “Verde Vivo em Minha Escola”, cujo objetivo foi ensinar a produção agroecológica de hortaliças e o cultivo de plantas.
“Eles aprenderam, por exemplo, como plantar, métodos de adubação e utilizaram técnicas de reaproveitamento de materiais como garrafas pet na construção de vasos e regadores. E agora tiveram a oportunidade de conhecer um grupo de famílias da zona rural que trabalha unido aplicando o que eles viram dentro da escola”, explicou Thelmo Morais, instrutor de agronomia do Sistema OCB/AL.
Veja também
Últimas notícias
Carro capota após colisão em cruzamento no Conjunto Maceió I, na parte alta da cidade
Homem morre após colisão entre carro e carreta na BR-101, em Novo Lino
Fabrício Faustino reúne mais de 3 mil pessoas em festa inédita do Dia das Mães em Paulo Jacinto
Sem filtro e sem IA: nascer do sol no rio Madeira impressiona pelas cores vibrantes
Idosa se ajoelha para tentar impedir máquina de entrar em fazenda para obra de duplicação da GO-330
Criança de 11 anos é mordida por tubarão em praia de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
