Estudantes conhecem modelo cooperativo e agroecológico de produção de alimentos

Aproximadamente noventa crianças do ensino fundamental do colégio São Lucas, que é administrado pela Cooperativa Educacional de Maceió (Coopema), visitaram o modelo de produção da Cooperativa Agropecuária de Alagoas (Coopaal), localizada na zona rural de Flexeiras, Zona da Mata do Estado.
A intercooperação foi promovida pelo Sistema OCB/AL, estimulando um dos princípios cooperativistas, e o projeto faz parte do movimento Dia de Cooperar.
Os estudantes foram ver na prática as atividades desempenhadas por agricultores e os cuidados que são tomados do cultivo até o beneficiamento dos produtos destinados às mesas dos consumidores.
“Também quisemos estimular a boa alimentação ao mostrar como tudo é feito e de onde vem o que comemos”, explicou Taisa Paulino, coordenadora pedagógica do colégio e cooperada da Coopema.
Rian Cavalcante, 6 anos, comentou que no prédio dele há um canteiro de verduras. “Tem até beterraba. Agora sei colocar água e ajudar mais no que precisar. Aprendi a cuidar das plantas e que temos que comer coisas saudáveis”.
Já Marx Tadeu, 10 anos, destacou a felicidade de conhecer um novo lugar e uma plantação através do colégio.
Cícera Eugênia, cooperada da Coopaal, falou sobre a recepção das crianças. “Somos visitados por grupos de profissionais, estudantes universitários e crianças. Além de educativos, são momentos bastante divertidos. Ficamos muito felizes com a vinda de cada grupo. É ótimo poder apresentar nosso trabalho”.
INÍCIO
As crianças começaram em julho um projeto chamado “Verde Vivo em Minha Escola”, cujo objetivo foi ensinar a produção agroecológica de hortaliças e o cultivo de plantas.
“Eles aprenderam, por exemplo, como plantar, métodos de adubação e utilizaram técnicas de reaproveitamento de materiais como garrafas pet na construção de vasos e regadores. E agora tiveram a oportunidade de conhecer um grupo de famílias da zona rural que trabalha unido aplicando o que eles viram dentro da escola”, explicou Thelmo Morais, instrutor de agronomia do Sistema OCB/AL.
Veja também
Últimas notícias

Sesau encerra Setembro Amarelo, Verde e Vermelho com ação na orla de Maceió

1º Passeio Ciclístico Detran-AL reúne mais de mil pessoas por um trânsito seguro

Quatro pessoas são baleadas em tentativa de homicídio no Tabuleiro do Martins

Homem é morto a tiros na Praia de Pajuçara, em Maceió

Corpo de vítima de afogamento é localizado em Traipu

Frei perde controle de carro e veículo cai em ribanceira no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
