Alagoas ultrapassa marca de 410 mil beneficiários no Programa Bolsa Família
Em novembro 6.654 novas concessões foram feitas ao programa federal

O Programa Bolsa Família superou a marca dos 410 mil beneficiários em Alagoas no mês de setembro. De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Estado tinha 407.327 famílias atendidas no mês de outubro e chegou a 413.981 famílias beneficiadas no mês de novembro. O pagamento começa nesta segunda-feira (19) e segue até o dia 30.
Na avaliação da coordenadora estadual do programa Bolsa Família, Maria José Cardoso, o aumento no número de famílias que irão receber o benefício é reflexo dos processos de revisão e averiguação cadastral, realizado pelo governo federal nos últimos meses.
“Registamos um aumento de 6.654 concessões em Alagoas. Isso acontece porque aquelas famílias que deixaram o programa, deram lugar a outras. Algumas não cumpriram os pré-requisitos necessários, outras não atualizaram os dados cadastrais. Também é importante lembrar que a habilitação, seleção das famílias e concessão de benefícios do Bolsa Família são realizadas de modo automatizado e impessoal, por meio do Sistema de Benefícios ao Cidadão”, afirmou.
A atualização cadastral envolve a Averiguação Cadastral e a Revisão Cadastral. A Averiguação Cadastral verifica os dados registrados no Cadastro Único por meio da comparação entre a base nacional e informações contidas em outros registros administrativos, a fim de identificar possíveis inconsistências. Já a Revisão Cadastral é o procedimento que tem como objetivo garantir a atualização do que foi declarado ao Cadastro Único pelas famílias que ficaram mais de dois anos sem renovar suas informações.
Como em todos os meses, o repasse é realizado de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS) impresso no cartão. Aqueles que terminam com final 1 podem sacar no primeiro dia do pagamento. Os com final 2, no segundo dia e assim por diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por um período de três meses.
O programa
O Bolsa Família é voltado para as famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que têm renda mensal por pessoa de até R$ 89, além daquelas com renda familiar mensal de até R$ 178 por pessoa e que tenham integrantes gestantes, crianças ou adolescentes. A quantia que cada beneficiário recebe varia conforme o número de pessoas na família, a idade de cada um e a renda declarada.
Veja também
Últimas notícias

PM apreende 23 armas de fogo e quase 50 kg de drogas na última semana em Alagoas

“Corre, que é Terapêutico” ocorre nesta quinta (9) em Arapiraca

Corpo de Bombeiros faz buscas por criança desaparecida na praia de Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Traficante 'Playboy' morto em confronto é suspeito de participar de roubos de relógios de luxo, em Maceió

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
