Navio brasileiro é atacado por chineses em disputa por atum, diz sindicato

O navio Oceano Pesca 1, do Rio Grande do Norte, foi atacado pela embarcação chinesa Chang Rong 4 enquanto realizava a pesca de atum a 460 milhas náuticas (cerca de 700 km) da costa brasileira, já em águas internacionais do oceano Atlântico. Segundo os tripulantes e também o Sindipesca (Sindicato da Indústria da Pesca no Rio Grande do Norte), o barco brasileiro sofreu colisão proposital do navio chinês.
O ataque ocorreu na última quinta-feira (22) e surpreendeu os dez tripulantes do navio brasileiro. Segundo relatos dos tripulantes, o barco chinês forçou a colisão com o Oceano Pesca 1 e ainda manobrou seis vezes para atacar novamente o navio brasileiro. Ninguém se feriu e até agora não se sabe o motivo do ataque.
O barco chegou ao porto de Natal (RN) na noite deste domingo (25) com quatro toneladas de peixe. Os tripulantes do navio são do Rio Grande do Norte e do Ceará e, logo depois do incidente, abortaram a pesca e voltaram para o Brasil. O navio tinha saído do porto de Natal no último dia 11 e o retorno estava previsto para o dia 3 de dezembro.
Tripulantes do navio gravaram um vídeo relatando o ataque. Eles não quiseram dar entrevista e já estão nas suas residências com as famílias nos municípios de São Miguel do Gostoso (RN) e Camocim (CE). Na gravação, o contramestre do barco, Antônio Arcanjo, afirma que viveu momentos de pavor durante o ataque. Ele contou que estavam colhendo material de pesca havia dois dias quando o barco chinês se aproximou e começou a jogar parafusos na tripulação brasileira, iniciando o ataque.
"Quando ele [o navio chinês] fez a manobra, ele veio para nos afundar. A pancada foi forte e furou na parte de cima. A gente ficou sem saber ou entender por que eles nos atingiram. Ele queria botar a gente no fundo a todo custo", contou Arcanjo. Os pescadores ficaram gesticulando na tentativa de que o navio parasse de atacá-los, mas a tripulação chinesa se mantinha firme na investida."
Veja também
Últimas notícias

Carro colide com poste ao tentar evitar acidente em avenida de Arapiraca

Mais de 1.200 estudantes participam do primeiro dia do aulão Pré-SAEB Educar é Massa

PM prende suspeito em Penedo que transportava drogas em veículo

Lula se reúne com Mauro Vieira em meio à crise com brasileiros deportados em voo dos EUA

Caminhão com móveis tomba na BR-101, em Flexeiras; carga é saqueada

Destino Alagoas: fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
