Navio de Pesquisa Hidroceanográfico 'Vital de Oliveira' visita Porto de Maceió
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” – H 39 – permanecerá atracado no Porto de Maceió no período de 23 a 28 de setembro de 2018, estando aberto para visitação pública de segunda-feira (24) até quarta-feira (26), das 14h às 17h.
A estadia do navio em Maceió objetiva o abastecimento de gêneros, água e combustível, além de proporcionar descanso para a tripulação, após uma navegação de 10 dias nas águas do Oceano Atlântico Sul, realizando a Comissão PIRATA BR XVIII.
O projeto PIRATA (Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic) é uma iniciativa de instituições científicas do Brasil, Estados Unidos e França, com a finalidade de estudar as interações entre o oceano e a atmosfera no Atlântico Tropical relevantes para a compreensão da variabilidade climática regional em escalas sazonais, interanuais e de período mais longo, por meio de uma rede de boias meteoceanográficas, as quais medem parâmetros meteorológicos à superfície e oceanográficos, desde a superfície até a profundidade de 500 metros. O Brasil é responsável pela operação, rodízio e manutenção de oito dessas boias, dispostas desde a latitude de 15º N até 19º 30′ S, na altura da cidade de Vitória – ES.
A obtenção do “Vital de Oliveira” é decorrente de um Acordo de Cooperação firmado entre a Marinha do Brasil (MB), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), a PETROBRAS e a VALE, assinado em 20 de setembro de 2012. Em 29 de agosto de 2018, um novo Acordo de Cooperação foi assinado, acrescentando-se a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Brasil (CPRM) entre as instituições que participam do gerenciamento do navio.
O objeto do Acordo de Cooperação de 2012 foi a ampliação da infraestrutura existente no País, por meio da aquisição de um navio, sua equipagem e equipamentos necessários à pesquisa científica, tendo emprego no monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas, para a exploração de recursos naturais, com ênfase nos recursos minerais, óleo e gás, ampliando a presença brasileira no Atlântico Sul e Equatorial.
A empresa norueguesa Northern Research Shipping (NRS) foi contratada em 7 de junho de 2013 para construir o navio. As obras foram conduzidas no estaleiro Hangtong, em Xinhui, China, enquanto a instalação dos equipamentos científicos ocorreu no estaleiro ST Marine, em Singapura. Em 24 de março de 2015, o navio foi entregue à Marinha do Brasil.
Equipado com 28 equipamentos científicos, o NPqHo “Vital de Oliveira” tem a capacidade de mapear dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos, possibilitando um melhor conhecimento das riquezas de nossa Amazônia Azul.
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Capitão de Fragata (post mortem) Manuel Antônio Vital de Oliveira, natural de Recife, o qual teve seus trabalhos hidrográficos reconhecidos mundialmente, honrando o Brasil. Vital de Oliveira deu tudo quanto pode um homem dar ao seu país: inteligência, cultura, dedicação, seu sangue e sua própria vida.
Principais Características:
Deslocamento máximo: 4.200 toneladas
Calado: 6,3 metros
Boca: 20 metros
Comprimento: 78 metros
Velocidade máxima: 09 nós
Raio de ação: 7.200 milhas náuticas
Serviço
Evento: Visitação pública do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”
Local: Porto de Maceió
Data: 24, 25 e 26 de setembro
Horários: 14h às 17h
Recomendações: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.
Veja também
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
