Promotoria de Pilar estabelece regras para realização de vaquejada no município
Considerando que a Constituição Federal prevê que caberá ao Poder Público o dever de proteger a fauna e a flora, vedando as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade, o Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da Promotoria de Justiça de Pilar, celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e estabeleceu condições para a realização do evento conhecido como Vaquejada do Milhão, que será realizado no município entre os próximos dias 05 e 06 de dezembro.
O promotor de justiça Silvio Azevedo, titular da Promotoria de Pilar, também instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o cumprimento do que foi estabelecido pelo documento. “Estabelecemos esse Termo de Ajustamento com a finalidade garantir que o evento transcorra com o cumprimento da legislação aplicável, garantindo-se os direitos de todos os envolvidos e de terceiros que possam ser atingidos por seus impactos. Esse tipo de evento precisa de regras rígidas”, declarou.
Desta forma o documento prevê vários regramentos como a manutenção, durante todos os dias de realização do evento, de uma equipe de médicos veterinários para fiscalizar os cuidados necessário aos animais que estarão da vaquejada, como orienta a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABVQA) e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).
Outra determinação prevê que o competidor deve apresentar, antes de participar do evento, as luvas que usará na competição, para que sejam aprovadas por uma equipe de especialistas. Todos os envolvidos na vaquejada, incluindo os promotores dos eventos, suas equipes de apoio e organização, assim como os competidores, têm a obrigação de preservar os animais participantes, sendo vedado o uso de bois ou cavalos que estejam, no momento da corrida, com sangramento aparente. Ainda deverá ser disponibilizado aos bichos água e comida em quantidade e qualidade que supra suas necessidades.
Especificamente com relação ao boi, o TAC determina que os os cavaleiros não poderão bater nele, tocar sua face nem apoiar-se em seu lombo. O animal deve ser intocável e deverá utilizar o protetor de cauda. Já quanto ao cavalo, os competidores não poderão bater, esporear nem puxar as rédeas e os freios para não machucar o animal.
Ficou proibido que o mesmo animal participe mais de uma vez na mesma noite e no mesmo evento, bem como será excluído o animal que deixar de correr quando da abertura da cancela, proibindo-se o uso de qualquer tipo de instrumento ou meio que vise a estimular a corrida do animal, como “tapas”, chicote, “furão”, choque elétrico ou assemelhados.
Também ficou condicionada a realização do evento a presença da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), desde a chegada dos animais (desembarque), a qual fiscalizará a exigência de apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA) e atestados negativos de anemia infecciosa equina e mormo nos animais participantes.
Em relação à segurança, ficam os organizadores do evento obrigados a contratarem empresas especialistas na prestação deste tipo de serviço, para em parceria da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, possa garantir a normalidade do evento.
Veja também
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
