MP ajuíza ação civil pública e pede interdição de casa de recuperação no Pilar
Unidade funcionava de forma decadente e colocando em risco a vida dos 11 internos

O Ministério Publico do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça do Pilar, ajuizou ação civil pública, com pedido de cautela provisória de urgência, para interditar a Comunidade Terapêutica “Centro de Recuperação Acolhidos Por Cristo”, localizada na Chã do Pilar. A unidade, segundo o promotor de Justiça, Silvio Azevedo, funcionava de forma decadente e colocando em risco a vida dos 11 internos.
Para o representante ministerial, durante inspeção, juntamente com uma equipe da Vigilância Sanitária Municipal, foram detectadas várias irregularidades, inclusive a ausência de um administrador.
“Encontramos os próprios internos cuidando de si. No local havia idosos, dependentes químicos e psiquiátricos vivendo em condições desumanas. Era preciso o Ministério Público intervir e evitar um mal pior”, declara Azevedo.
Ainda de acordo com o promotor de Justiça, a situação encontrada pode ser considerada degradante.
“Além do abandono familiar, os internos tinham ainda de sobreviver a ausência de higienização, alimentação irregular. Eles não tomavam banho, as camas eram inadequadas, os quartos e banheiros sujos, não havia geladeira e nem fogão. Ou seja, uma estrutura insalubre que esmagava todos os direitos quando ali a busca era por uma assistência digna”, ressalta o promotor.
O Ministério Público, após constatação da precariedade, in loco, acionou a Secretaria Municipal de Assistência Social que enviou uma equipe do Centro de Referência Assistência Social (CREAS), para agilizar acomodação dos internos. De acordo com o promotor, os idosos foram levados para abrigos em Maceió; já os dependentes químicos foram remanejados para o próprio município.
O MPE/ AL também solicitou ao senhor Rodrigo Gomes Cortês, que se assumia administrador da casa de recuperação, a devolução de documentos e cartões de aposentadoria dos idosos. “Ele ficava com os cartões e alguns internos, inclusive, denunciaram que o mesmo se apropriava dos cartões para o recebimento da aposentadoria, mas que o dinheiro era utilizado indevidamente”, afirma o promotor Silvio Azevedo.
Ao final, um ofício foi enviado a Polícia Civil para a instauração de inquérito por maus tratos e abandono de incapaz.
Veja também
Últimas notícias

Vereadora critica alterações nas linhas de ônibus do Forene e defende escuta popular

Virginia compartilha música após suposto fim de relacionamento com Vini Jr.

Falcão será homenageado em Maceió e entrará para o Hall da Fama do Rei Pelé

Dentista de Arapiraca pode responder por dois crimes após causar necrose em pacientes com silicone industrial

Veja os prints de Vini Jr. que fizeram Virginia terminar com o jogador

IZA e Yuri Lima terminam relacionamento um mês após polêmica nas redes sociais
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
