Ministério do Trabalho será extinto, afirma Onyx
Outras três pastas devem assumir atividades que hoje pertencem ao Trabalho, afirmou Onyx

O Ministério do Trabalho será extinto no governo de Jair Bolsonaro (PSL). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3) pelo coordenador da transição e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante entrevista para a 'Rádio Gaúcha'.
Ao ser questionado se a pasta deixará de existir, ele confirmou a informação e explicou que as "funções" do Trabalho serão divididas entre três ministérios: Justiça, Cidadania e Economia.
“O atual Ministério do Trabalho, como é conhecido, ele ficará uma parte no ministério do doutor Moro [Justiça], outra parte com Osmar Terra [Cidadania] e outra parte com Paulo Guedes [Economia]”, disse.
De acordo com Onyx, o ministério da Justiça cuidará da concessão de cartas sindicais e possivelmente da fiscalização do trabalho escravo. A estrutura responsável por empregos será a de Paulo Guedes, na Economia. E outra parte vai para a Cidadania.
Vai e vem
A decisão em torno da nova estrutura do ministério do Trabalho teve idas e vindas desde a criação da equipe de transição. A princípio, o presidente eleito afirmou que a pasta seria incorporada por outro ministério, mas depois voltou atrás.
"O Trabalho vai continuar com status de ministério. Não vai ser secretaria, não. É igual o Ministério da Indústria e Comércio, é tudo junto, está certo? O que vale é o status", disse no dia 13 de novembro.
Demais ministérios
Até o momento, já foram anunciados 20 ministros. Os responsáveis pelas pastas do Meio-Ambiente e dos Direitos Humanos devem ser revelados nos próximos dias.
Ainda de acordo com Onyx, a pastora evangélica Damares Alves é o nome "mais provável" para assumir os Direitos Humanos. Ela é assessora parlamentar do senador Magno Malta (PR-ES), um dos cotados para assumir um ministério no governo de Bolsonaro, que ainda não foi indicado.
Veja também
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
