Maceió pode ser a próxima cidade a banir canudos de plástico
Projeto de Lei tramita entre as comissões da Câmara Municipal
Está tramitando entre comissões na Câmara de Maceió, o projeto de lei do vereador falecido Silvânio Barbosa (MDB), que proíbe a utilização de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais e a sua venda.
A primeira comissão que já deu parecer favorável foi a de Constituição, Justiça e Redação final, que teve como relator Eduardo Canuto (PSDB).
O projeto obriga restaurantes, bares, lanchonetes, barracas de praia, ambulantes e similares autorizados pela prefeitura a usarem e fornecerem canudos de papel biodegradável ou reciclável individual e hermeticamente embalados com embalagem semelhante.
As vereadoras Maria Aparecida e Silvania Barbosa, que fazem parte da comissão também votaram favoráveis ao projeto.
Em julho deste ano, o Rio de Janeiro se tornou a primeira capital brasileira a banir o uso de canudos plásticos em quiosques, bares e restaurantes. A ação foi seguida por outras cidades como Sorocaba, Londrina, Vila Velha e Santos.
O movimento para banir o prouto começou há três anos, quando o vídeo de uma tartaruga viralizou na internet. O animal tinha um canudinho entalado nas narinas. Nos Estados Unidos, 500 milhões de canudos são usados e descartados diariamente. No Brasil, não há dados tão precisos, mas segundo o IBGE, a produção foi de 2.800 toneladas em 2015.
Apesar de ter uma vida útil de dez minutos – o tempo que se gasta para tomar um refrigerante –, o canudo de plástico demora 500 anos para se decompor na natureza.
Desde que a produção de canudinhos em larga escala teve início, nos anos 60, estima-se que vaguem por aí, como detritos, 8,3 bilhões de toneladas de objetos feitos de plástico. Além disso, a indústria do poliestireno colabora para o agravamento do aquecimento global, pela emissão de gás carbônico na atmosfera, polui ecossistemas e ameaça a sobrevivência de animais em risco de extinção, como algumas das espécies de tartarugas marinhas.
Veja também
Últimas notícias
Materiais utilizados para guardar vagas irregulares são recolhidos por agentes do DMTT
Atletas master são reconhecidos em sessão especial na Câmara de Maceió
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no bairro São Luiz I, em Arapiraca
Samu registra 455 casos de emergências cardíacas em Alagoas no primeiro trimestre
Polícia Civil recupera carro furtado e abandonado no bairro da Jatiúca, em Maceió
Ruas Divaldo Suruagy e Tancredo Neves recebem pavimentação no Village Campestre
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
