Maceió pode ser a próxima cidade a banir canudos de plástico
Projeto de Lei tramita entre as comissões da Câmara Municipal

Está tramitando entre comissões na Câmara de Maceió, o projeto de lei do vereador falecido Silvânio Barbosa (MDB), que proíbe a utilização de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais e a sua venda.
A primeira comissão que já deu parecer favorável foi a de Constituição, Justiça e Redação final, que teve como relator Eduardo Canuto (PSDB).
O projeto obriga restaurantes, bares, lanchonetes, barracas de praia, ambulantes e similares autorizados pela prefeitura a usarem e fornecerem canudos de papel biodegradável ou reciclável individual e hermeticamente embalados com embalagem semelhante.
As vereadoras Maria Aparecida e Silvania Barbosa, que fazem parte da comissão também votaram favoráveis ao projeto.
Em julho deste ano, o Rio de Janeiro se tornou a primeira capital brasileira a banir o uso de canudos plásticos em quiosques, bares e restaurantes. A ação foi seguida por outras cidades como Sorocaba, Londrina, Vila Velha e Santos.
O movimento para banir o prouto começou há três anos, quando o vídeo de uma tartaruga viralizou na internet. O animal tinha um canudinho entalado nas narinas. Nos Estados Unidos, 500 milhões de canudos são usados e descartados diariamente. No Brasil, não há dados tão precisos, mas segundo o IBGE, a produção foi de 2.800 toneladas em 2015.
Apesar de ter uma vida útil de dez minutos – o tempo que se gasta para tomar um refrigerante –, o canudo de plástico demora 500 anos para se decompor na natureza.
Desde que a produção de canudinhos em larga escala teve início, nos anos 60, estima-se que vaguem por aí, como detritos, 8,3 bilhões de toneladas de objetos feitos de plástico. Além disso, a indústria do poliestireno colabora para o agravamento do aquecimento global, pela emissão de gás carbônico na atmosfera, polui ecossistemas e ameaça a sobrevivência de animais em risco de extinção, como algumas das espécies de tartarugas marinhas.
Veja também
Últimas notícias

Cibele Moura critica decisão judicial que pode retirar food trucks da Pajuçara

Maioria do STF condena Cid por tentativa de abolição da democracia

Suspeito de tentativa de homicídio é preso pela Polícia Civil em São Sebastião

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Rio Largo

Dois cachorros pitbull são encontrados amarrados, em Arapiraca

Ronda no Bairro abre seleção para vigilantes e militares da reserva do Exército
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
