Maceió pode ser a próxima cidade a banir canudos de plástico
Projeto de Lei tramita entre as comissões da Câmara Municipal
Está tramitando entre comissões na Câmara de Maceió, o projeto de lei do vereador falecido Silvânio Barbosa (MDB), que proíbe a utilização de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais e a sua venda.
A primeira comissão que já deu parecer favorável foi a de Constituição, Justiça e Redação final, que teve como relator Eduardo Canuto (PSDB).
O projeto obriga restaurantes, bares, lanchonetes, barracas de praia, ambulantes e similares autorizados pela prefeitura a usarem e fornecerem canudos de papel biodegradável ou reciclável individual e hermeticamente embalados com embalagem semelhante.
As vereadoras Maria Aparecida e Silvania Barbosa, que fazem parte da comissão também votaram favoráveis ao projeto.
Em julho deste ano, o Rio de Janeiro se tornou a primeira capital brasileira a banir o uso de canudos plásticos em quiosques, bares e restaurantes. A ação foi seguida por outras cidades como Sorocaba, Londrina, Vila Velha e Santos.
O movimento para banir o prouto começou há três anos, quando o vídeo de uma tartaruga viralizou na internet. O animal tinha um canudinho entalado nas narinas. Nos Estados Unidos, 500 milhões de canudos são usados e descartados diariamente. No Brasil, não há dados tão precisos, mas segundo o IBGE, a produção foi de 2.800 toneladas em 2015.
Apesar de ter uma vida útil de dez minutos – o tempo que se gasta para tomar um refrigerante –, o canudo de plástico demora 500 anos para se decompor na natureza.
Desde que a produção de canudinhos em larga escala teve início, nos anos 60, estima-se que vaguem por aí, como detritos, 8,3 bilhões de toneladas de objetos feitos de plástico. Além disso, a indústria do poliestireno colabora para o agravamento do aquecimento global, pela emissão de gás carbônico na atmosfera, polui ecossistemas e ameaça a sobrevivência de animais em risco de extinção, como algumas das espécies de tartarugas marinhas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
