Empresários querem proibição do 'Uber Juntos' em Maceió
Os donos de empresas de ônibus que atuam em Maceió tentarão proibir modalidade do Uber que permite aos usuários compartilhar viagens, predefinindo no momento da contratação do serviço pontos de embarque e desembarque.
As cidades brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói já permitem a modalidade, mas em Maceió os empresários decidiram acionar a Prefeitura de Maceió para tentar proibir o ‘Uber Juntos’, alegando que o serviço se assemelha com os táxis lotação, proibido na capital.
O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb) enviou a Superintendência Municipal de Transporte e Transito um ofício onde pede a proibição da categoria. O documento foi entregue na manhã desta segunda-feira (10), na sede do órgão.
Para a Associação Nacional de Transportes (NTU), o serviço é uma ameaça ao setor.
Confira nota na íntegra divulgada pelo Sinturb:
As empresas de transporte urbano de passageiros de Maceió estão preocupadas com a possível chegada da categoria Uber Juntos, onde os usuários podem compartilhar viagens com pontos de embarque e desembarque pre-definidos pelo aplicativo no momento em que o usuário faz a solicitação.
A utilização já pode ser feita em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói, mas as empresas de Maceió já se preocupam, principalmente porque a atividade se assemelha a atividade clandestina de transporte de passageiros - a exemplo dos táxis lotações proibidos pela prefeitura atualmente. Esta categoria da Uber compete diretamente com o transporte coletivo e pode trazer impacto para o equilíbrio econômico financeiro das empresas.
Pensando dessa forma, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros - Sinturb, enviou a Superintendência Municipal de Transporte e Transito um ofício onde pede a proibição da categoria. O documento foi entregue na manhã desta segunda-feira (10), na sede do órgão.
“A nossa preocupação é que a categoria piore ainda mais o quadro de transporte irregular na capital, como atualmente é registado com a atuação dos clandestinos. É preciso lembrar também que empresas de ônibus da capital cumprem com as obrigações, impostos e são responsáveis por mais de 4 mil postos de trabalho, além de garantir benefícios de gratuitidade previstos na lei, diferente desse tipo de transporte por aplicativo e clandestinos.”, destacou Guilherme Borges, Presidente do Sinturb.
As empresas de transporte de todo Brasil, foram aconselhadas pela Associação Nacional de Transportes - NTU, a anunciar a ameaça ao setor ao poder executivo de cada cidade.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
