Mundo

Estátua romana antiga é descoberta em embalagem de margarina na Inglaterra

A peça romano-britânica foi localizada durante a visita de Len Jackman, um caminhoneiro de 66 anos que também atua como “detector de metal amador”.

Por ISTOÉ 12/12/2018 17h05
Estátua romana antiga é descoberta em embalagem de margarina na Inglaterra
Estátua romana antiga é descoberta em embalagem de margarina na Inglaterra - Foto: Reprodução/CNN

Uma antiga estátua da divindade romana Minerva foi descoberta em um pote de margarina em uma fazenda na zona rural de Oxfordshire, na Inglaterra. As informações são da CNN.

A peça romano-britânica foi localizada durante a visita de Len Jackman, um caminhoneiro de 66 anos que também atua como “detector de metal amador”.  O próprio fazendeiro entregou a ele a estátua dizendo que ela foi encontrada em sua terra.

A estatueta de chumbo e liga de cobre foi avaliada e está passando pelo processo do tesouro, então não há nenhum valor monetário ligado a ela ainda. O artefato foi revelado nesta terça-feira 11 pelo ministro das Artes Michael Ellis, no Museu Britânico em Londres, durante apresentação do Relatório Anual de Antiguidades Portáteis para 2017.

A peça é apenas uma das 78 mil que foram descobertos pelo público britânico no ano passado e registrados voluntariamente. Mais de nove entre dez desses itens (93%) foram encontrados por detectores de metal como o caminhoneiro Jackman.