Trabalhadores da Eletrobras realizam paralisação de 48h contra privatização
Decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada na última quarta-feira (19)
Após assembleia realizada na última quarta-feira (19), trabalhadores da Eletrobras Distribuição Alagoas decidiram paralisar as atividades por 48 horas nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28). O protesto é contra o leilão da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), maior estatal alagoana, agendado para ocorrer amanhã. Durante a paralisação, apenas os serviços essenciais serão mantidos.
Segundo o Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, a privatização das Distribuidoras da Eletrobras tem sido alvo de muitos questionamentos. Os leilões ocorridos até agora também sofreram uma série de adiamentos e questionamentos na Justiça.
Uma decisão do desembargador Marcos de Oliveira Cavalcante, do Tribunal Regional do Trabalho, chegou a suspender os efeitos dos leilões. Mas, na semana passada, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Batista Brito Pereira, validou as privatizações ocorridas até agora e, também, a manutenção do leilão da Ceal, o que ainda é motivo de questionamento na justiça.
Além disso, o Governo de Alagoas também cobra na justiça um ressarcimento da União pela aquisição do controle da Ceal, que pertencia ao Estado, durante a renegociação de dívidas em 1998. Uma liminar do Ministro Ricardo Lewandowski impedia a realização do leilão até que houvesse um acordo entre o governo estadual e a União. Apesar da queda da liminar, o ministro determinou a realização de uma perícia econômico-financeira para esclarecer a disputa entre as partes.
"Embora o Estado tenha recebido um adiantamento de R$ 229,7 milhões (a preços da época) pela compra da Ceal pela União, em 1998, o valor integral nunca foi pago. O governo alagoano cobra esse ressarcimento agora, que, atualizado, chegaria a R$ 1,7 bilhão, segundo o Estado. Há dúvidas se quem comprar a empresa terá que arcar com esse valor no futuro, caso a justiça confirme o débito", informou o sindicato.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
