Especialistas recomendam evitar banho em trecho que tubarões foram vistos
Hipótese é de que animais estão em busca de alimentos; IMA está monitorando caso
Após o aparecimento de tubarões em um trecho da Praia da Jatiúca, na noite dessa quarta-feira (2), o Instituto de Meio Ambiente (IMA/AL) vai monitorar a costa marítima em busca de informações sobre os animais. A recomendação é de que banhistas evitem o trecho, principalmente no período da noite.
De acordo com o coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César, a população não precisa ficar alarmada, pois não há registro de outras aparições próximas à praia e de acidentes na área.
“Nós temos uma área preservada de recifes de corais e um ambiente com biodiversidade rica, por isso, não existe necessidade dos animais convergirem para costa. É diferente em Recife, onde houve um desequilíbrio ecológico”, explicou o representante do IMA.
As espécies de tubarões ainda não foram identificadas. Por meio das imagens, especialistas constataram que eles devem medir entre 1,5m e 2m. Segundo o professor de engenharia de pesca e biologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cláudio Sampaio, os animais podem estar em busca de alimentos.
“Aparentemente está associado com a iluminação pública voltada para praia. Essa luz atrai pequenos peixes e eles, por sua vez, atraem os tubarões. A gente não pode falar em migração porque as espécies não foram identificadas. Porém, não existe dúvidas que são tubarões", afirmou o docente.