Tecnologia

Twitter: contas usadas para eleger Bolsonaro são desativadas, diz site

Segundo a 'Veja', bots que comentavam aparições do então candidato ao Planalto tiveram suas publicações apagadas e nomes trocados

Por Notícias ao Minuto 13/01/2019 18h06
Twitter: contas usadas para eleger Bolsonaro são desativadas, diz site
Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas - Foto: Reprodução/JConline

Perfis falsos do Twitter que teriam sido usados para promover a candidatura do presidente Jair Bolsonaro ao cargo foram desativados na rede social.

Como apurado pela revista 'Veja' em agosto de 2018, os robôs tinham o objetivo de fazer com que o então candidato ao Planalto parecesse ter mais seguidores do que ele realmente tinha.

Durante o debate da 'Band', por exemplo, temas relacionados com o militar e suas declarações se tornaram trending topics do Twitter em países europeus, na Austrália e até na China. O mesmo ocorreu em sabatinas e entrevistas com o militar.

Segundo a revista, os bots publicavam frases prontas e até interagiam com pessoas que comentassem algo sobre Bolsonaro. As contas tinham nomes padronizados, com números; seguiam 39 perfis e eram seguidos por 37; e tuitavam exclusivamente sobre o assunto. Muitas foram deletadas logo após os eventos, mas outras permaneceram no ar, mesmo que inativas.

A reportagem checou esses perfis, que agora são denominados "contavazia", acompanhado de um número, e têm a foto de um globo azul. Todas as publicações foram apagadas.