?TJAL estuda apoio do Exército na criação da Guarda Judiciária
Ideia é que, além da participação de policiais militares inativos, a guarda também conte com militares do Exército que deram baixa; assunto foi discutido no TJ nesta sexta (18)
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan, discutiu, nesta sexta-feira (18), o apoio do 59º Batalhão do Exército ao projeto de criação da Guarda Judiciária, que deve atuar na segurança dos Fóruns. A ideia é que, além da participação de policiais militares inativos, a guarda também conte com militares do Exército que deram baixa.
“Essa é uma proposta interessante porque o recruta que foi desligado do Exército passou por um treinamento muito forte, é jovem e tem um alto grau de capacitação. Esse projeto da Guarda Judiciária ainda está em fase de estudo, mas estou muito empenhado em colocá-lo em prática”, afirmou o desembargador.
Ainda segundo Tutmés Airan, a guarda vai atuar na segurança de magistrados, servidores e jurisdicionados, além de ficar encarregado da segurança patrimonial. “Darei ciência ao governador desse projeto, que tenho certeza também vai ajudar o Executivo, porque vai diminuir a sobrecarga do aparelho policial”.
Para o comandante do 59º Batalhão, tenente-coronel Cláudio Gadelha, a parceria com o Judiciário será positiva. “Há essa possibilidade de soldados que estão concluindo o serviço junto ao batalhão virem a atuar na Guarda Judiciária. Nossa legislação tem limite para esses militares ficarem conosco, que é de apenas 8 anos, então, quando chega nesse limite eles não podem continuar. Acredito que será uma parceria boa para ambos os lados”, destacou o comandante.
Veja também
Últimas notícias
Paulo Dantas pede intervenção de Lula para pacificar demarcação de terras em Palmeira dos Índios
Alagoano Aldo Rebelo detalha plano de governo para enfrentar Lula em 2026
[Vídeo] Caminhão tomba na BR-101 e carga de frutas é saqueada em Colônia Leopoldina
Prefeitura promove espetáculo musical com a banda Cazuadinha e companhia Ormusy, no Bosque das Arapiracas
Aldo Rebelo aceita convite de João Caldas para disputar a Presidência da República em 2026
Paolla Oliveira e Diogo Nogueira anunciam fim do relacionamento após cinco anos: 'Final feliz'
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
