MG: 40 barragens de alto risco começam a ser vistoriadas
Estas barragens possuem a classificação de dano potencial associado
Após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, que deixou centenas de mortos e desaparecidos, cerca de 40 barragens de rejeitos consideradas de alto risco serão vistoriadas por fiscais da Agência Nacional de Mineração, da Fundação Estadual do Meio Ambiente e da Defesa Civil.
Segundo informa o G1, a fiscalização começou nesse sábado (2), com a vistoria da barragem Vargem Grande, da Vale, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.
Os fiscais realizaram uma inspeção e analisaram os planos de segurança. A Vargem Grande é uma das barragens construídas à montante pela Vale. Ela tem 9,5 milhões de m³ de rejeitos.
A mineradora Vale anunciou nesta semana que prevê paralisar as atividades da Vargem Grande e também em outras nove barragens que ficam em Minas Gerais. O objetivo, segundo a empresa, é realizar o descomissionamento, que é a desativação e retirada dos rejeitos da barragem, nos próximos três anos. A Vale destaca que a decisão de acabar com as estruturas foi tomada em 2016.
Na próxima semana, fiscais de outros estados devem reforçar os trabalhos de fiscalização em Minas Gerais.
A Agência Nacional de Mineração informou que 40 barragens em Minas Gerais possuem a classificação de dano potencial associado, isso significa que elas podem causar grandes prejuízos em casos de rompimento.
Veja também
Últimas notícias
Justiça italiana autoriza extradição de ex-deputada Carla Zambelli
Esquilos são flagrados “fumando” vapes em parque e cena viraliza
Saiba quais trechos de rodovias estaduais foram federalizados em Alagoas
Thais Carla “estranha” mudança no corpo após emagrecer 90 kg
Real Madrid operou Mbappé errado? Entenda meme que viralizou nas redes
Filiação de Gaspar ao PL confirma plano vazado em anotações de Flávio Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
