Deputada quer sessão extraordinária para votação de projeto de rateio do Fundeb
Cibele Moura integra grupo de parlamentares que protocola na Assembleia convocação para apreciar PL que beneficia professores
A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) lidera movimento na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) para a realização de sessão extraordinária que deve apreciar e votar ainda esta semana projeto de lei sobre o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de origem governatamental. Requerimento neste sentido será protocolado nesta segunda-feira (4) pela parlamentar e deputados que assumiram o mandato no último dia 1º, solicitando que a Casa convoque a sessão.
"Além da relevância da votação, o movimento para a sessão extraordinária tem importante significado que é a Assembleia suspender o recesso para votar o rateio do Fundeb. Foi para isso que fomos eleitos. Para votar projetos de lei que beneficiem o alagoano, para trazer ao Legislativo matérias e temas de interesse da coletividade, e não podemos de forma alguma, mesmo que em recesso, deixar passar essa oportunidade. Nosso mandato é do povo. Do trabalhador”, afirma Cibele, ao ressaltar que a mobilização em torno do Fundeb “mostra o significado dos professores para Alagoas".
Cibele Moura está entre as estreantes da ALE. Em sua campanha prometeu um mandato pautado na transparência, ética e na participação popular. Ela defende como prioridade a aproximação da Casa de Tavares Bastos da população porque considera que esta é a maior razão do Legislativo, daí liderar o movimento em defesa de categorias como os professores, “base das demais profissões”, afirma a tucana. “Vamos sair dos muros da Assembleia e ir até o povo. É para ele que vamos governar e os professores fazem toda a diferença neste processo”, diz.
Pelo regimento da ALE, o início da legislatura se dá em 15 de fevereiro, mas segundo o comando da Casa, em reunião neste domingo, deputados decidiram protocolar a autoconvocação para votação do Fundeb e de outros projetos de lei de interesse da população alagoana. A convocação deve ser feita pelo presidente da ALE, deputado Marcelo Victor (SD) para terça ou quarta-feira. O projeto não contém números, mas segundo informou o governador Renann Filho (MDB) em suas redes sociais o rateio é de R$ 31 milhões. O projeto de lei estabelecendo o rateio das sobras do Fundeb foi publicado pelo governador Renan Filho no Diário Oficial do Estado e encaminhado para o Poder Legislativo no dia 14 de janeiro deste ano.
Têm direito ao pagamento - que é proporcional à jornada e ao tempo de serviço - os docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto à docência, servidores em atividades de direção, administração escolar, supervisão, orientação, inspeção, planejamento e atividade pedagógica.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
