Defensoria Pública ingressa com ações civis para garantir nomeação de aprovados
O certame expirará entre os meses de abril e junho deste ano

O defensor público do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos, Othoniel Pinheiro Neto, ajuizou 14 ações civis públicas, nesta terça-feira (05), com a finalidade de garantir a nomeação de dezenas de profissionais aprovados em diversos cargos de níveis técnicos e superior do último concurso público da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), ocorrido em 2014. O certame expirará entre os meses de abril e junho de 2019.
Os cargos contemplados nas ações são de analista de sistemas, assistente social, biomédico, enfermeiro, farmacêutico e bioquímico, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, terapeuta ocupacional, assistente administrativo, auxiliar de necropsia, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em radiologia.
De acordo com o defensor, a Uncisal está realizando contratação de terceiros para trabalhar nas vagas que deveriam ser preenchidas por candidatos aprovados no concurso, que estão esperando na lista de classificação.
A Defensoria Pública tem dado suporte jurídico aos profissionais aprovados no concurso da Uncisal desde o ano passado e tem ingressado com ações específicas para cada cargo.
No mês passado, a instituição ingressou com três ações para os cargos de fisioterapeuta, nutricionista e artífice, que aguardam apreciação do Poder Judiciário.
Para o defensor, as medidas adotadas pela Uncisal ferem à Constituição Federal e às orientações dos tribunais superiores, especialmente, as normas que regem a Administração Pública.
“Segundo a jurisprudência dos tribunais superiores, a nomeação e posse de candidatos classificados para além das vagas do edital seguem dois pressupostos: a existência do cargo para ser ocupado e a contratação a título precário de servidores para atuar no mesmo cargo”, explicou.
Veja também
Últimas notícias

Seduc convoca profissionais para atuar em comunidades indígenas da rede estadual
![[Vídeo] Morador denuncia risco de queda de poste em estrada movimentada de Feira Grande](https://img.7segundos.com.br/_ZrvVDW9_zxrIvEJFJV5eMvd-aE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-10-21-155916.png)
[Vídeo] Morador denuncia risco de queda de poste em estrada movimentada de Feira Grande

Servidores da Prefeitura acolhem e contribuem para resgate de cão debilitado no Jaraguá

Câmeras registram jovem com suspeito antes de assassinato; bebê segue desaparecida
![[Vídeo] Veja detalhes da operação que interditou cinco farmácias em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/yn1-5RvjyQU9jWM9FHWCevojUZ8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-10-21-152845.png)
[Vídeo] Veja detalhes da operação que interditou cinco farmácias em Arapiraca

Operação Virtude reforça atividades em “Dia D” nesta quarta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
