Técnicos iniciam levantamento populacional no bairro do Pinheiro, em Maceió
Equipes estão visitando as famílias identificando condições de vulnerabilidade
Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciaram, nesta segunda-feira (11), o Levantamento Populacional no bairro do Pinheiro para identificar as famílias em condições de vulnerabilidade nas áreas amarela, laranja e vermelha do mapa de feições do bairro.
Segundo a técnica de referência da Semas, Ray Gomes, os trabalhos começaram pela área amarela, depois irão para a laranja e, em seguida, para a área vermelha. “Começamos na área amarela porque na área vermelha a maioria das casas já está desocupada por conta dos danos causados pelas rachaduras e por ordem da Defesa Civil. Mais de duas mil famílias serão visitadas pelos profissionais da Assistência Social durante o mês fevereiro e começo de março”, explicou.
As equipes estão visitando as famílias identificando condições de vulnerabilidade, apontando onde há crianças menores de 6 anos, idosos, pessoas com deficiência, cadeirantes e acamados. As primeiras vias visitadas foram a Alameda São Benedito e a Comendador Francisco de Amorim Leão. O levantamento servirá como base para que os órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos no Plano de Contingência saibam onde é necessário priorizar o auxílio à população no caso de uma possível evacuação do bairro.
Segundo a assistente social da Semas, Emi Oliveira, será possível conhecer detalhadamente quem é a população do Pinheiro e o que eles necessitam dos órgãos públicos. “Não é um cadastro, é um levantamento. Iremos não apenas em residências, mas também nos estabelecimentos comerciais. Por isso é muito importante que a população receba a equipe da Semas fornecendo as informações necessárias”, destacou.
A Semas continua fazendo o acompanhamento socioassistencial dos moradores. Uma das famílias atendidas foi a da dona de casa Luciana Lopes, que vive no bairro há mais de 30 anos e sua residência está na área vermelha. “Minha mãe veio morar no Pinheiro na década de 70 e criou todos os filhos aqui nesse lugar. Nossa casa precisou ser evacuada. Há um mês fui atendida pela assistente social e depois fui até o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa). Lá me atenderam bem rápido e me explicaram tudo direitinho e já estou recebendo o auxílio-moradia”, disse.
As visitas domiciliares vão acontecer de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Nesta terça-feira (12), será visitada a Alameda Joaquim Gouveia Albuquerque, no Conjunto Jardim das Acácias. Para informações, a Semas disponibiliza o telefone 3315-2484.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
