Crea e Famecal vão lançar movimento ‘Pinheiro Vivo’ para iniciar visitas às comunidades afetadas pelas rachaduras
Iniciativa, que deve contar com o apoio o MPE e entidades de engenharia, tem como objetivo tranquilizar moradores locais sobre a situação estrutural da região
Uma reunião preliminar entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e a Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias (Famecal) definiu para o próximo dia 14 de fevereiro, o lançamento do movimento “Pinheiro Vivo”. O intuito da ação é cumprir uma agenda de visitas às regiões afetadas pelas rachaduras e, consequentemente, manter o diálogo com a população sobre os últimos acontecimentos.
Durante o encontro, que ocorreu no auditório do Conselho, na última quarta-feira, 6, lideranças da comunidade do Pinheiro, Alto do Ceu, Mutange, Bebedouro, Saem e outras regiões atingidas pelo fenômeno dos tremores estiveram presentes. Muitos moradores relevaram a tensão da comunidade com a quantidade de informações desencontradas que surgem nas mídias sociais.
O presidente Fernando Dacal assumiu o compromisso de iniciar, junto de entidades parceiras do Conselho, visitas aos locais afetados seguido de um bate-papo com a comunidade, que precisa ser tranquilizada sobre o que está ocorrendo.
“No próximo dia 14, na região do Alto do Céu, vamos lançar, ao lado da Famecal e com o apoio do Ministério Público Estadual, o movimento Pinheiro Vivo. É uma forma de se aproximar da sociedade e desmistificar muita coisa que está sendo propagada, como o tipo: o bairro vai afundar. Nos próximos dias estaremos encaminhando convite para o prefeito, governador e todos os que buscam entender esse acontecimento”, disse Dacal.
Antônio Sabino, diretor de Educação e Formação Comunitária da Famecal, destacou a necessidade de esclarecer o que, de fato, está ocorrendo no bairro do Pinheiro e adjacências.
“Ciente da entidade respeitada que é o Crea, estamos fechando esta parceria que tenho a certeza que vai tranquilizar os moradores. Defendemos o absoluto esclarecimento do que nosso bairro está passando. O projeto do movimento Pinheiro Vivo vai nascer para acabar com o tipo de terrorismo que vem sendo realizado pelas mídias sociais. É importante a participação de todos”, afirmou.
Agenda de encontros - Após o Alto do Céu, outras visitas serão agendadas ao Mutange, Pinheiro, ao trabalho Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e a escolas públicas da localidade.
“O que vem sendo disseminado não pode atrapalhar a continuidade da educação. Estamos analisando a criação de uma comissão para vistoriar escolas e dar a garantia da segurança da continuidade dos trabalhos educacionais”, disse Dacal.
Veja também
Últimas notícias
Samu atende 65 casos de choque elétricos em 2025, e dá dicas de prevenção
Abrasel participa da Feira dos Municípios 2026 com cardápio diversificado
Alagoana disputa vaga no BBB 26 pela Casa de Vidro instalada no Nordeste
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Família de jovem internado com risco de paraplegia pede ajuda para custear despesas em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
