Sesau e Uncisal assinam termo para garantir abastecimento em unidades hospitalares
Iniciativa é para evitar uma situação crítica, grave ao extremo

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, firmou, na manhã desta sexta-feira (15), com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir repasse de recursos, restabelecimento do estoque de medicamentos, insumos e gêneros alimentícios indispensáveis ao funcionamento adequado da Maternidade Escola Santa Mônica, bem como dos hospitais Portugal Ramalho e Hélvio Auto.
O promotor de Justiça, Paulo Henrique Carvalho Prado, enfatiza em seus considerandos que a iniciativa é para evitar uma situação crítica, grave ao extremo, envolvendo as referidas unidades assistenciais da Uncisal. Conforme o TAC a Sesau e Uncisal têm o prazo de 45 dias para restabelecer 50% do estoque. Em mais 45 têm a obrigação de atingir reposição em 70%.
A Sesau assumiu o compromisso de, no prazo de 90 dias, encaminhar cronograma de pagamento de R$ 6.680 mi devidos a Uncisal. Também assumiu o repasse da quota mensal da Uncisal, oriunda da Fonte 100, em duas quotas, sendo a primeira no dia 25 do mês faturado e a outra no dia 5 do mês subsequente. Já a quota oriunda da Fonte 120 deve ser repassada no dia 18 do mês faturado.
Licitação
Em relação aos processos licitatórios para a aquisição de medicamentos e insumos, a Uncisal terá 60 dias para encaminhar à 26ª Promotoria de Justiça a relação dos que foram abertos para a aquisição de todo material necessário para abastecer a Santa Mônica e os hospitais pelo período de um ano.
“O TAC tem a assinatura de todos os representantes legais da Sesau e Uncisal e acreditamos que não descumprirão nenhuma cláusula. É preciso que tenhamos nesses locais uma boa estrutura dos serviços, manutenção dos equipamentos, bem como assegurados o abastecimento de medicamentos, insumos e gêneros alimentícios e que sejam implementadas melhorias. A pretensão é evitar um caos nessas unidades de saúde, principalmente engessar os riscos de morte”, afirma o promotor Paulo Henrique.
Além do representante ministerial, assinaram o TAC o secretário interino da Saúde, Delano Sobral Rolim e o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa.
Veja também
Últimas notícias

Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras

Câmeras flagram motorista por app comprando gasolina para forjar golpe do seguro

Avião da Azul que partiu de SP para Maceió faz pouso de emergência em Brasília

Lula ironiza Bolsonaro e sugere que ele transfira título de eleitor para os EUA

Membro de facção é preso em Marechal Deodoro com drogas enviadas do RJ

Prefeitura promove mais uma edição da Colônia de Férias nas Arapiraquinhas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
