PF detalha operação que mirou Federação da Indústria em AL
O número de projetos culturais solicitados no Estado era acima de média nacional
A Polícia Federal em Pernambuco, detalhou na tarde desta terça-feira (19) o esquema de desvio de recursos públicos que envolveu a Federação da Indústria em Alagoas, incluindo o presidente da entidade em Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade.
De acordo com delegada Heloísa Albuquerque, foram expedidos 47 mandados, sendo dez deles de prisão temporária, no esquema que envolvia os estados de Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais e Paraíba.
As investigações da Polícia Federal se iniciaram em 2014, mas segundo o inquérito, a organização criminosa, assim classificada pela delegada, agia desde 2002.
Empresas laranjas eram abertas para produzir eventos culturais promovidos pelas instituições do Sistema S e que continham verba pública. Os contratos chegavam até R$ 4 milhões de reais e a prestação de contas era feita de forma simples, através de notas fiscais, mas sem a descrever o objeto.
A delegada lembrou que essas entidades não precisam realizar licitação, mas quando envolve verba pública devem prestar contas. O Tribunal de Contas da União (TCU) foi o primeiro órgão a encontrar disparidade nos valores dos projetos, o que iniciou as investigações.
“A manobra consistia em transferir os valores consequentemente a uma empresa de fechada para outra, e por último a uma pessoa física onde era realizado o saque”, detalhou a delegada.
Heloísa Albuquerque também explicou que o número de projetos solicitados pelas entidades nesses estados era maior que média nacional, e todos envolvendo as mesmas empresas. “Eram valores incompatíveis com o mercado”.
Os envolvidos responderão pelo crime de peculato que consiste no desvio de verba pública, e organização criminosa.
Veja também
Últimas notícias
Cibele vai às ruas e defende permanência de 158 alunos da Uncisal
Dra. Eudócia acusa Renan Filho de prejuízo bilionário em embate no Senado
Prefeita Marcela recebe trator equipado da Codevasf para Novo Lino
Vídeo mostra tio-avô entrando em mata com menino e saindo sozinho em Maceió
Motorista perde o controle e carro cai dentro de piscina de espaço de lazer
PSD Alagoas ainda não sabe se apoia Caiado ou Lula
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
