PF detalha operação que mirou Federação da Indústria em AL
O número de projetos culturais solicitados no Estado era acima de média nacional
A Polícia Federal em Pernambuco, detalhou na tarde desta terça-feira (19) o esquema de desvio de recursos públicos que envolveu a Federação da Indústria em Alagoas, incluindo o presidente da entidade em Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade.
De acordo com delegada Heloísa Albuquerque, foram expedidos 47 mandados, sendo dez deles de prisão temporária, no esquema que envolvia os estados de Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais e Paraíba.
As investigações da Polícia Federal se iniciaram em 2014, mas segundo o inquérito, a organização criminosa, assim classificada pela delegada, agia desde 2002.
Empresas laranjas eram abertas para produzir eventos culturais promovidos pelas instituições do Sistema S e que continham verba pública. Os contratos chegavam até R$ 4 milhões de reais e a prestação de contas era feita de forma simples, através de notas fiscais, mas sem a descrever o objeto.
A delegada lembrou que essas entidades não precisam realizar licitação, mas quando envolve verba pública devem prestar contas. O Tribunal de Contas da União (TCU) foi o primeiro órgão a encontrar disparidade nos valores dos projetos, o que iniciou as investigações.
“A manobra consistia em transferir os valores consequentemente a uma empresa de fechada para outra, e por último a uma pessoa física onde era realizado o saque”, detalhou a delegada.
Heloísa Albuquerque também explicou que o número de projetos solicitados pelas entidades nesses estados era maior que média nacional, e todos envolvendo as mesmas empresas. “Eram valores incompatíveis com o mercado”.
Os envolvidos responderão pelo crime de peculato que consiste no desvio de verba pública, e organização criminosa.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
