Semed incentiva agricultura familiar e melhora qualidade da merenda escolar
Compra dos produtos da agricultura familiar, está sendo feita pela secretaria desde 2015
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió incentiva a agricultura familiar ao realizar, anualmente, chamada pública, garante a secretária Ana Dayse. Segundo ela, a participação do pequeno agricultor no processo de alimentação escolar da capital alagoana elevou a qualidade da merenda e fomentou a produção na região, gerando mais renda e trabalho.
“Os produtos da agricultura familiar são livres de agrotóxicos, o que torna a merenda escolar mais saudável e saborosa, além do estímulo que damos ao crescimento desse setor produtivo em nosso município”, reforça a secretária, explicando que as chamadas públicas seguem todos os procedimentos administrativos legais, desde a elaboração dos preços à definição dos gêneros alimentícios.
A secretária informa ainda que nesse processo existe desde as reuniões preliminares entre as escolas e os agricultores, como lançamento e ampla divulgação do edital e sessões públicas. “O resultado tem sido excelente junto às crianças e que atende ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). É uma compra democrática, legal e participativa”, reforçou Ana Dayse.
João Macena, presidente da Coopavam, cooperativa localizada no Sítio Jenipapo Mariana, em Santana do Mundaú, destacou a importância dos editais da Semed para a agricultura familiar. “A compra dos alimentos da agicultura familiar traz um benefício muito grande ao pequeno agricultor porque valoriza a produção no campo e beneficia o nosso trabalho sem a figura do atravessador”, afirma.
A compra dos produtos da agricultura familiar, por meio de chamadas públicas, está sendo feita pela Semed desde 2015, de forma transparente e obedecendo todas as exigências legais devidas, aponta a Chefia do Setor de Alimentação Escolar da secretaria.
Últimas notícias
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
