Semed inicia implantação de programas do Instituto Ayrton Senna
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, iniciou o processo de implantação dos programas Gestão Nota 10 e Fórmula da Vitória, que auxiliarão nos processos de gestão e ensino-aprendizagem das escolas municipais. As iniciativas visam melhorar a qualidade da educação ofertada em Maceió e, consequentemente, elevar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Programa Gestão Nota 10 caracteriza-se pelo trabalho com diretores e vice-diretores das unidades de ensino, além de secretários e demais cargos administrativos, acompanhando o planejamento das atividades ligadas à gestão e identificando os entraves que impedem a excelência no gerenciamento escolar.
Serão trabalhados indicadores e metas gerenciais, além da capacitação contínua dos profissionais em serviço, que funcionarão como termômetro do processo educacional. Inicialmente, esse trabalho irá abranger as Escolas Municipais Baltazar de Mendonça, Pompeu Sarmento, Nise da Silveira, Lindolfo Collor, Carmelita Gama, Cecília Pontes Carnaúba, Cleto Marques Luz, Dom Hélder Câmara, Edécio Lopes, Maria José Carrascosa, Dom Antônio, Santo Antônio, Marechal Floriano Peixoto, Selma Bandeira, Dr. José Carneiro, Monsenhor Antônio Assunção e Cabo Luiz Pedro IV.
Já o Programa Fórmula da Vitória consistirá no acompanhamento de alunos do 6º ao 9º ano, além de coordenadores pedagógicos, através de aulas de reforço em Língua Portuguesa. As unidades de ensino escolhidas para dar início aos trabalhos foram a Pompeu Sarmento (Barro Duro), que atenderá 60 alunos, e Neide França (Ipioca) com 15. Os estudantes do 6º ano foram contemplados inicialmente e receberão reforço no horário oposto ao do ensino regular, na própria escola, três vezes por semana.
De acordo com a coordenadora dos programas Se Liga e Acelera na Semed, Ana Paula Panar, foram constatadas grandes deficiências dos alunos nas escolas que encabeçarão o programa em Maceió. “Constatamos que os estudantes dessas unidades têm um grau de leitura muito baixo e não conseguem interpretar textos. Por esse motivo, foram escolhidos para a fase experimental do programa”, explica Panar.
Veja também
Últimas notícias
Vítima constante de agressões dentro de casa, mulher aciona polícia contra o companheiro
Homem é alvo de atentado a tiros em Maceió e sobrevive após ser socorrido
Polícia Militar é acionada para falsa ocorrência de sequestro em hospital de Arapiraca
Homem é atingido no queixo por pedrada durante agressão sem motivação aparente em Arapiraca
Sob liderança de Arthur Lira, reforma tributária entra em fase de testes
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
