"Alagoas revoluciona a educação com novo jeito de pensar”, afirma especialista
Kátia Stocco Smole, ex-secretária de Educação Básica do MEC, diz que Estado alcança resultados com projetos, metas e parceria com municípios
“O Programa Escola 10 é muito importante, pois muda um jeito de pensar que esteve em voga por muito tempo. Alagoas embarca em um movimento que revoluciona a educação, onde a responsabilidade não é só da rede municipal ou estadual, mas de todos”. A declaração de Kátia Stocco Smole, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, mostra algo que o Brasil já reconhece: Alagoas está no caminho certo para melhorar seus índices e o Programa Escola 10 – onde Estado e municípios unem forças para mudar a realidade educacional – desempenha papel importante nesse processo.
Kátia ministrou palestra sobre o uso de evidências para garantir a aprendizagem dos alunos durante a cerimônia de pactuação do Programa Escola 10 para 2019, na última terça-feira (19), no Centro de Convenções.Ela avalia positivamente o regime de colaboração alagoano e afirma que todos ganham com parcerias como estas.
“Eu vejo que os estados que avançaram bastante, inclusive Alagoas, trazem juntos seus municípios. É preciso ver que um aluno que está hoje no município é um estudante brasileiro, ele pode ir para qualquer lugar do país. Então, na medida que o Governo do Estado promove essa parceria, não impondo uma visão, mas chamando os municípios para conversar, a Educação ganha”, afirma Katia.
Acompanhando os resultados
Lançado em 2017, o Escola 10, responsável pelo crescimento em mais de 80% dos municípios alagoanos no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), foi acompanhado e aprovado por Kátia enquanto secretária da Educação Básica do MEC.
“Quando vi os resultados de Alagoas fiquei muito feliz. O Estado conseguiu isso porque tem projetos, tem metas e usou os resultados da avaliação para avançar e estudar aquilo que estava bom e aquilo que precisava ser melhorado. Fazer isso junto com seus municípios não melhora só os resultados das escolas estaduais ou de um município, mas melhora o conjunto e, melhorando o conjunto, os alunos aprendem mais e os resultados aparecem”, conclui Katia.
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
