"Alagoas revoluciona a educação com novo jeito de pensar”, afirma especialista
Kátia Stocco Smole, ex-secretária de Educação Básica do MEC, diz que Estado alcança resultados com projetos, metas e parceria com municípios
“O Programa Escola 10 é muito importante, pois muda um jeito de pensar que esteve em voga por muito tempo. Alagoas embarca em um movimento que revoluciona a educação, onde a responsabilidade não é só da rede municipal ou estadual, mas de todos”. A declaração de Kátia Stocco Smole, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, mostra algo que o Brasil já reconhece: Alagoas está no caminho certo para melhorar seus índices e o Programa Escola 10 – onde Estado e municípios unem forças para mudar a realidade educacional – desempenha papel importante nesse processo.
Kátia ministrou palestra sobre o uso de evidências para garantir a aprendizagem dos alunos durante a cerimônia de pactuação do Programa Escola 10 para 2019, na última terça-feira (19), no Centro de Convenções.Ela avalia positivamente o regime de colaboração alagoano e afirma que todos ganham com parcerias como estas.
“Eu vejo que os estados que avançaram bastante, inclusive Alagoas, trazem juntos seus municípios. É preciso ver que um aluno que está hoje no município é um estudante brasileiro, ele pode ir para qualquer lugar do país. Então, na medida que o Governo do Estado promove essa parceria, não impondo uma visão, mas chamando os municípios para conversar, a Educação ganha”, afirma Katia.
Acompanhando os resultados
Lançado em 2017, o Escola 10, responsável pelo crescimento em mais de 80% dos municípios alagoanos no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), foi acompanhado e aprovado por Kátia enquanto secretária da Educação Básica do MEC.
“Quando vi os resultados de Alagoas fiquei muito feliz. O Estado conseguiu isso porque tem projetos, tem metas e usou os resultados da avaliação para avançar e estudar aquilo que estava bom e aquilo que precisava ser melhorado. Fazer isso junto com seus municípios não melhora só os resultados das escolas estaduais ou de um município, mas melhora o conjunto e, melhorando o conjunto, os alunos aprendem mais e os resultados aparecem”, conclui Katia.
Veja também
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
