Mundo

Confronto na fronteira da Venezuela com Brasil deixa 2 mortos, diz oposição

Prefeito de Gran Sabana, Emilio Gonzáles, afirmou que os soldados dispararam balas de borracha e gás lacrimogêneo

Por UOL 22/02/2019 16h04
Confronto na fronteira da Venezuela com Brasil deixa 2 mortos, diz oposição
Manifestantes venezuelanos se aglomeram na fronteira com o Brasil defendendo a entrada de ajuda humanitária - Foto: Reprodução

Ao menos duas pessoas morreram na fronteira entre Brasil e Venezuela hoje durante confrontos com forças de segurança do ditador Nicolás Maduro. A fronteira está fechada desde a noite de ontem por ordem de Maduro, e a região de Santa Elena do Uairén teve o efetivo militar reforçado nos últimos dias para evitar a entrega da ajuda humanitária.

Ao menos 12 pessoas ficaram feridas --a imprensa venezuelana afirma que este número pode chegar a 22. Segundo autoridades, os mortos são da comunidade indígena Kumaracapay. A primeira morte foi confirmada pelo presidente interino, Juan Guaidó: a indígena Zoraida Rodriguez. Segundo Guaidó, dois soldados dispararam contra indígenas que protestavam.

Em declarações para a agência de notícias Associated Press, o prefeito de Gran Sabana, Emilio Gonzáles, afirmou que os soldados dispararam balas de borracha e gás lacrimogêneo.

O irmão de Zoraida, Tony Rodríguez, contou à associação venezuelana Kapé-Kapé, que atua na região defendendo os povos indígenas, que o confronto começou quando os indígenas da comunidade tentavam impedir de fecharem a via por onde passaria a ajuda humanitária na fronteira do estado de Bolívar quando os soldados começaram a atirar. Segundo a Kapé-Kapé, Zoraida é esposa de Rolando García.

Kapé Kapé considera inaceitável a morte de Zoraida Rodríguez e seu marido, Rolando García, em um ato de sangue que  leva essa família ao luto, especialmente porque foi perpetrado por oficiais da GN [Guarda Nacional], os quais, sem nenhuma mediação, abriram fogo contra o grupo da Guarda territorial pemón que impediu a passagem das tropas em defesa da chegada da ajuda humanitária à fronteira com o Brasil", escreveu a ONG em um texto institucional publicado hoje.

De acordo com a Kapé-Kapé, os militares seguiam em direção ao sul em uma caravana composta por seis comboios para "rejeitar o ingresso da ajuda humanitária". 

Em um vídeo publicado pela rede venezuelana NTN24, um dos indígenas feridos hoje pela Guarda Nacional, Alberto Delgado, afirmou que entrou no conflito porque não tem mais condições de arcar com a saúde de seus familiares. Seu filho, segundo ele, faz tratamentos em Boa Vista, capital de Roraima. "O único responsável por isso se chama Maduro", diz Delgado. 

A Secretaria de Saúde de Roraima confirmou ao UOL que os feridos foram levados para atendimento em Boa Vista, que fica a cerca de 200 quilômetros de Pacaraima --a fronteira foi aberta para que ambulâncias transportassem as vítimas.

Desde que o Brasil começou, há poucos dias, a organizar o envio de ajuda humanitária na cidade de Pacaraima, em Roraima, soldados e tanques venezuelanos foram enviados para a região de fronteira.