Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde prestam contas de aplicação dos recursos do SUS em Maceió
Medida é estabelecida em lei e números foram apresentados durante audiência pública

A prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) relativa ao terceiro quadrimestre de 2018 foi apresentada na manhã desta quarta-feira (27), durante audiência pública realizada no Plenário Vereador Silvânio Barbosa, em Jaraguá. A sessão foi convocada pela Câmara Municipal de Maceió, conforme preconiza a lei, e comandada pelo vereador Samyr Malta (PSDC). .
Keyler André representou o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, e falou da importância de discutir as ações de saúde que estão sendo realizadas no âmbito do município e deixar claro que os avanços existem, mas os desafios são enormes, já que os números apresentados ao financiamento do SUS acabam criando barreiras para o avanço da atenção básica.
A diretora de Planejamento e Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sônia Moura, expôs detalhadamente as despesas empenhadas e pagas nos últimos quatro meses, além de falar sobre as ações realizadas, os indicadores de saúde e de que forma os serviços podem ser melhorados.
Ela ressaltou a importância da prestação de contas dos recursos do SUS e frisou a necessidade de que cada vez mais pessoas estejam presentes na audiência pública para que tenham conhecimento de quais foram os trabalhos, avanços e os desafios da saúde pública nesse período.
Durante a audiência foi apresentada a avaliação da Programação Anual de Saúde (PAS), com destaque para as seguintes políticas públicas: a Rede Cegonha teve um desempenho de 100% no primeiro quadrimestre, que caiu para 60% no segundo e voltou aos 100% no terceiro; a Rede de Atenção às Doenças Crônicas teve desempenho satisfatório, saindo de 60% no segundo trimestre para 75% nos últimos quatro meses; a Rede Psicossocial atingiu 74% das diretrizes traçadas; o programa de Ampliação da Rede de Urgência continuou com desempenho satisfatório, porém caiu dos 83% no segundo quadrimestre para 78% no terceiro. Ressaltou-se, ainda, que foi implementado apoio institucional a doze unidades básicas de saúde, bem como houve expansão da rede de serviços do SUS, através de construção, ampliação, reforma, aparelhamento e reestruturação das sedes e dos Distritos Sanitários com equipamentos e mobiliários.
Sônia Moura destacou a implementação do Projeto “Cuidando do/da Cuidadoria” voltado para os profissionais das equipes de Consultório na Rua e a estruturação de 40% das equipes do CnaRua, através da aquisição de insumos, matérias de consumo e permanentes para a realização das ações de promoção, prevenção e assistência à saúde da população em situação de rua.
O vereador Samyr Malta, que presidiu os trabalhos, agradeceu a presença dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e deixou claro que a Câmara Municipal de Maceió está à disposição da população.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
