Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde prestam contas de aplicação dos recursos do SUS em Maceió
Medida é estabelecida em lei e números foram apresentados durante audiência pública
A prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) relativa ao terceiro quadrimestre de 2018 foi apresentada na manhã desta quarta-feira (27), durante audiência pública realizada no Plenário Vereador Silvânio Barbosa, em Jaraguá. A sessão foi convocada pela Câmara Municipal de Maceió, conforme preconiza a lei, e comandada pelo vereador Samyr Malta (PSDC). .
Keyler André representou o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, e falou da importância de discutir as ações de saúde que estão sendo realizadas no âmbito do município e deixar claro que os avanços existem, mas os desafios são enormes, já que os números apresentados ao financiamento do SUS acabam criando barreiras para o avanço da atenção básica.
A diretora de Planejamento e Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sônia Moura, expôs detalhadamente as despesas empenhadas e pagas nos últimos quatro meses, além de falar sobre as ações realizadas, os indicadores de saúde e de que forma os serviços podem ser melhorados.
Ela ressaltou a importância da prestação de contas dos recursos do SUS e frisou a necessidade de que cada vez mais pessoas estejam presentes na audiência pública para que tenham conhecimento de quais foram os trabalhos, avanços e os desafios da saúde pública nesse período.
Durante a audiência foi apresentada a avaliação da Programação Anual de Saúde (PAS), com destaque para as seguintes políticas públicas: a Rede Cegonha teve um desempenho de 100% no primeiro quadrimestre, que caiu para 60% no segundo e voltou aos 100% no terceiro; a Rede de Atenção às Doenças Crônicas teve desempenho satisfatório, saindo de 60% no segundo trimestre para 75% nos últimos quatro meses; a Rede Psicossocial atingiu 74% das diretrizes traçadas; o programa de Ampliação da Rede de Urgência continuou com desempenho satisfatório, porém caiu dos 83% no segundo quadrimestre para 78% no terceiro. Ressaltou-se, ainda, que foi implementado apoio institucional a doze unidades básicas de saúde, bem como houve expansão da rede de serviços do SUS, através de construção, ampliação, reforma, aparelhamento e reestruturação das sedes e dos Distritos Sanitários com equipamentos e mobiliários.
Sônia Moura destacou a implementação do Projeto “Cuidando do/da Cuidadoria” voltado para os profissionais das equipes de Consultório na Rua e a estruturação de 40% das equipes do CnaRua, através da aquisição de insumos, matérias de consumo e permanentes para a realização das ações de promoção, prevenção e assistência à saúde da população em situação de rua.
O vereador Samyr Malta, que presidiu os trabalhos, agradeceu a presença dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e deixou claro que a Câmara Municipal de Maceió está à disposição da população.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
