Projeto (Re)verso no Cárcere tem início no sistema prisional
Iniciativa vai beneficiar reeducandos de todas as unidades prisionais e é fruto de uma parceria entre Seris e Unit
Visando proporcionar uma formação profissional mais completa, quebrar paradigmas e mudar a visão da comunidade acadêmica sobre a realidade das unidades prisionais, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) firmou uma parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit) para implantar o projeto (RE)Verso no Cárcere. Nesta semana, representantes das duas instituições se reuniram para planejar a execução do projeto.
Com a iniciativa, os acadêmicos do Centro Universitário irão, quinzenalmente, aos presídios averiguar as necessidades dos apenados e, posteriormente, solicitar benefícios junto à Defensoria Pública e 16ª Vara de Execução Penal. De acordo com o chefe do Núcleo Ressocializador da Capital, agente penitenciário Eduardo Gouveia, reafirmou o compromisso da Seris com a política ressocializadora.
“Vamos completar dois anos sem registro de casos de reincidência entre os reeducandos que saíram da unidade. Isso comprova que a política humanizada desenvolvida no Núcleo realmente gera resultados positivos. Estamos de portas abertas para receber a comunidade acadêmica, trabalhando em conjunto com os universitários para beneficiar os custodiados”, destacou Gouveia.
Segundo a professora de Direito da Unit, Marta Patriota, o levantamento das informações da vida carcerária dos apenados feito pelos universitários possibilitará um estudo aprofundado para propor soluções jurídicas diante das demandas apresentadas. “Se conseguirmos agilizar um processo - que seja - já teremos um saldo positivo. Essa experiência é maravilhosa tanto para a vida dos acadêmicos, quanto para os dos professores”, disse.
Universitários integrantes do Projeto estiveram presentes durante a reunião e reafirmaram o compromisso com a iniciativa. “As vezes o conhecimento acadêmico produzido acaba ficando enclausurado nos muros da universidade, mas temos que levar essas informações para outros setores da sociedade. Estamos participando do projeto para compartilhar algumas experiências, identificando, na medida do possível, eventuais dificuldades e contribuindo com o processo ressocializador”, concluiu o acadêmico de Direito, Marcelo Herval.
Últimas notícias
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
