Capital

Ciclovias em mau estado ameaçam segurança de quem pedala em Maceió

Mato invade a pista e insegurança amedronta ciclistas na Avenida Assis Chateubriand

Por Giulianna Albuquerque 07/03/2019 13h01
Ciclovias em mau estado ameaçam segurança de quem pedala em Maceió
Ciclovias em péssimas condições na Avenida Assis Chateubriand - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Maceió ocupa a 21ª posição no ranking de maior extensão cicloviária entre todas as capitais dos demais estados do Brasil e Distrito Federal, segundo levantamento realizado pelo G1 e pela Globo News em 2018. São pouco mais de 42 quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas construídas. Porém, a falta de manutenção em alguns trechos tem ameaçado a segurança dos ciclistas e, consquentemente, afastado os amantes do esporte.

Um ciclista - que preferiu não ter a identidade divulgada - procurou o 7Segundos, nesta quinta-feira (7), para denunciar as péssimas condições do trecho da ciclovia da Avenida Assis Chateubriand, na Praia da Avenida. Segundo informou, diversas bocas de lobos estão sem tampa e a presença de lixo acumulado tem atrapalhado a passagem de quem transita pelo local. Além disso, parte do calçadão nas proximidades da antiga sede do Departamento de Trânsito (Detran/AL), no Pontal da Barra, está ameaçado pelo avanço da maré.

O 7Segundos contatou a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que informou, por meio de nota, irá enviar uma equipe, nesta quinta-feira (7), para avaliar onde está faltando as placas de concreto que tamponam as bocas de lobo e providenciar a reposição. Sobre o calçadão e ciclovia que estão sendo prejudicados pelo avanço da maré, a Seminfra esclarece que está sendo elaborado estudo ambiental, com a finalidade de receber a autorização para novas obras de contenção costeira. 

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informa que cerca de sessenta placas de concreto que tamponam as bocas de lobo da Avenida Assis Chateubriand, na Praia da Avenida, foram trocadas no segundo semestre do ano passado. O órgão vai enviar uma equipe, nesta quinta-feira(7), para avaliar onde está faltando a tampa e providenciar a reposição. Sobre o calçadão e ciclovia que estão sendo prejudicados pelo avanço da maré, a Seminfra informa que está sendo elaborado estudo ambiental, com a finalidade de receber a autorização para novas obras de contenção costeira. Isto porque existe uma determinação da Justiça Federal proibindo o Município de executar qualquer nova intervenção em toda área costeira de Maceió sem a elaboração desse estudo.