Cibele Moura protocola projeto e indicação para assegurar proteção a mulheres
Parlamentar quer obrigatoriedade da divulgação da Central de Atendimento Ligue 180 e do serviço de denúncia Disque100
A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) protocolou, nesta segunda-feira (18), na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), projeto de lei e indicação com o objetivo de assegurar mais proteção e celeridade no atendimento às mulheres vítimas de violência no Estado. As matérias foram protocoladas no mesmo dia em que a bancada feminina na Casa realizou sessão especial para discutir a violência contra a mulher em Alagoas e iniciativas que revertam os elevados indicadores. O debate é a primeira ação da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher que está em processo de instalação na ALE.
O Projeto de Lei nº 28/2019 determina a obrigatoriedade da divulgação da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 e do Serviço de Denúncia de Violações aos Direitos Humanos - Disque 100 nos estabelecimentos de acesso público que especifica.
Já na indicação (56/2019) a parlamentar faz um apelo ao governador Renan Filho (MDB) para que seja determinada a elaboração de estudos e adoção de providências, em caráter de urgência, visando a instalação e manutenção de equipe de abordagem psicossocial, composta pelo menos por um psicólogo e um assistente social além de um defensor público, em todas as delegacias especializadas no atendimento às mulheres.
As matérias passam agora a tramitar na Casa e seguem para apreciação e votação em Plenário. Em sua fala, durante a sessão, Cibele Moura destacou a importância da iniciativa e disse que a bancada feminina estará unida na defesa da mulher e para isso pontuou uma série de medidas que precisam ser adotadas.
“Para denunciar, a gente precisa de uma série de coisas, de poder público que funcione, de pessoas que estejam capacitadas para receber essa mulher, prontas e preparadas com empatia, que estejam literalmente dispostas a resolver o problema. Alagoas precisa dizer: chega! A violência contra a mulher tem que ser prioridade do poder público”, disse.
Ela ressaltou não ter dúvida que o combate à violência contra a mulher já é prioridade na Assembleia. “Já é prioridade para a bancada feminina, que é a maior da história” destacou. “Enquanto a gente conversa, várias mulheres estão sendo espancadas, vários feminicídios estão sendo cometidos, estupros acontecendo. E pensando nisso eu fiz uma indicação e um projeto de lei que acabei de protocolar”.
Para a deputada, é preciso que a mulher chegue nas delegacias e seja bem atendida. “Infelizmente, as delegacias da mulher não funcionam 24 horas e mais infelizmente ainda, 55% dos casos de violência contra a mulher são cometidos à noite, nos finais de semana e feriados, que é quando a delegacia da mulher está fechada. Então, se a gente não puder ter a delegacia funcionando 24 horas, que tenhamos em todas elas equipes prontas para receber toda e qualquer mulher vítima de violência nas mais diversas formas, seja física, verbal, em sua liberdade de crença”, disse.
Cibele afirmou não ter dúvida ainda que “a partir de agora o número da Central de Atendimento à Mulher, o 180, e o Disque 100 vão ser divulgados e massificados para que toda mulher saiba, quando acontecer uma violência, para quem ligar, que tem gente preocupada com ela”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
'Nunca falei com eles', Trump critica ONU em lançamento do Conselho de Paz
Oscar 2026 anuncia indicados nesta quinta-feira; Brasil tem boas chances em 9 categorias
Ministros do STF defendem envio do caso Master à 1ª instância como 'saída honrosa' para Toffoli
Ladeira Bonfim, no Jacintinho, é interditada nesta quinta em Maceió
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões
Militar atropelado por caminhão em Arapiraca morre no dia do aniversário
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
