Promotor de Justiça exige que evacuação do Pinheiro seja imediata
Recomendação foi encaminhada ao prefeito Rui Palmeira na manhã desta terça (19)

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) entregou na manhã desta terça-feira (19), ao prefeito Rui Palmeira (PSDB), uma recomendação solicitando que o coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos inicie de imediato a evacuação de toda a área vermelha do bairro do Pinheiro, em Maceió - considerada de alto risco. O órgão recomenda ainda que os imóveis das áreas laranjas e amarelas deverão ser evacuados no início da quadra chuvosa.
A recomendação foi baseada na constatação feita pela força-tarefa do MPE/AL, composta pelos promotores de justiça José Antônio Malta Marques, coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAE) do MPE/AL, Adriano Jorge Correia, do Núcleo de Perícias, Jorge Dórea, do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, Max Martins, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, e Jomar Amorim, da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, que detectou que ainda há muitos moradores e empresas na área vermelha.
"O Ministério Público resolveu fazer essa recomendação, no sentido de que a prefeitura promova todos os meios necessários para a desocupação imediata de todos os bens e imóveis da área vermelha. Evidentemente, a prefeitura terá que ter todos os cuidados no que diz respeito a aluguéis sociais, a proteção e acomodação dos moradores que terão que desocupar essa área", afirmou o promotor José Antônio Malta Marques, em coletiva à imprensa, na manhã de hoje, no CAE.
A recomendação também solicita a interupção de tráfego de veículos pesados (ônibus, caminhões, máquinas, etc), nas vias públicas inseridas na área vermelha, exceto veículos devidamente autorizados pelas autoridades competentes; que se adote providências necessárias em caso de resistência nas desocupações dos imóveis, inclusive com medidas judiciais; e a interrupção do fornecimento de água, gás e energia elétrica nos imóveis situados nas áreas de risco.
Ainda segundo o promotor, foi dado um prazo de cinco dias para que o chefe do executivo municipal se manifeste sobre a recomendação e inicie de imediato a evacuação de toda a área vermelha. "Nós também recomendamos que com o início da quadra chuvosa e a previsão de chuvas de intensas, as áreas laranja e amarela sejam desocupadas. Nossa preocupação é muito forte, porque estamos tratando de vidas", complementou o promotor.
Mancha no radar da Ufal
E após intervenção da força-tarefa do MPE/AL, foi resolvido o problema que estava atingido o radar meteorológico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A instituição de ensino, que está sendo parceira do Ministério Público para estudos relacionados ao bairro do Pinheiro, tinha comunicado que o equipamento estava 30% comprometido com relação a detectar, com pelo menos oito horas de antecedência, a previsão de chuvas para Maceió.
“Fizemos gestão junto a Secretaria Estadual de Ressocialização e Inclusão Social e explicamos que o bloqueador de celular instalado no sistema penitenciário estava interferindo no radar meteorológico, comprometendo o seu perfeito funcionamento e provocando uma mancha em parte das imagens capturadas pelo aparelho. Após o nosso pedido para a resolução do problema, tudo foi sanado e o radar voltou a funcionar 100%. Isso foi importante porque, quando houver uma previsão de chuvas fortes, os moradores poderão ser alertados para que saiam de suas casas”, informou José Antônio Malta Marques.
O coordenador do Caop também disse que o vai recomendar ao Estado firmar uma convênio com a Ufal para que esse monitoramento possa ocorrer de forma mais sistemática e com novos profissionais, de modo que as respostas possam ser dadas de forma ainda mais célere à população.
*Com informações do Ministério Público.
Veja também
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
