Presidente da CEI do Pinheiro questiona continuidade da extração da Braskem
Vereador Francisco Sales pediu a suspensão das atividades da mineradora
Diante dos desdobramentos das informações colhidas durante a audiência pública para debater a situação das rachaduras no bairro do Pinheiro no Senado, o presidente da Comissão Espacial de Investigação (CEI), vereador Francisco Sales, questionou a continuação da exploração da Braskem nas áreas afetadas.
Em sua fala, o geólogo Thales Sampaio alertou que o problema não está concentrado apenas no bairro do Pinheiro, mas foi expansivo para os bairro de Bebedouro e Mutange, o que gerou ainda mais a preocupação do parlamentar.
"Nós deixamos a audiência pública com informações que não tínhamos há 10 dias. A responsabilidade passa a ser imensa, pois agora não estamos falando apenas do bairro do Pinheiro, mas de regiões onde quase 70% da população já vive em situação de risco, como é o caso do bairro do Mutange. Essa audiência é a esperanca das pessoas em obter soluções e respostas", colocou o vereador.
Sales lembrou das visitas realizadas pelo grupo de vereadores aos imóveis localizados em Bebedouro e Mutange, que sofrem gradativamente com as rachaduras.
"A Escola Bom Conselho foi 100% interditada e agora aqueles alunos não sabem para onde vão. Todos estão com medos de ficar fora das salas de aulas e não sabemos o que responder", disse o vereador.
Para o parlamentar, diante da situação mostrada na audiência, é mais que necessária a suspensão das atividades da Braskem de forma preventiva para evitar que o problema se agrave ainda mais em um curto espaço de tempo.
"Não quero jamais acusar a empresa como única causadora de todo o problema, mas ficou demonstrado aqui que o solo está danificado e cada dia a situação está ficando pior. As casas estão cada vez mais rachadas e as pessoas não tem para onde ir. Precisamos agir agora para depois não lamentar uma tragédia", afirmou o vereador.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
