Prefeito apresenta proposta de moradia para região do Pinheiro
A principal pauta foi a possibilidade da construção de conjuntos habitacionais para as famílias que, porventura, no futuro não puderem voltar ao bairro
O prefeito Rui Palmeira e o secretário de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, estiveram no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), nesta quinta-feira (28), para discutir encaminhamentos sobre a situação dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. O encontro em Brasília reuniu representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Secretaria Nacional de Habitação, Secretaria Nacional de Saneamento e Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
“Demos encaminhamentos importantes para a população, sobretudo a do Pinheiro. A principal pauta foi a possibilidade da construção de conjuntos habitacionais para as famílias que, porventura, no futuro não puderem voltar ao bairro. Ficou muito claro que a área considerada de risco continua sendo amarela, laranja e vermelha, e a Prefeitura está fazendo as desocupações dessas regiões e todos vão receber o aluguel social”, disse Rui Palmeira.
O prefeito também falou sobre a situação do Mutange e Bebedouro. “A gente sabe que a barreira do Mutange é uma área extremamente crítica e, por tudo o que está acontecendo na parte de cima, é uma área muito delicada, então toda família que precisar, futuramente, ser removida daquela região vai receber o auxílio-moradia e estamos trabalhando com possibilidade de novas casas para essas pessoas”, acrescentou Rui.
Do Ministério do Desenvolvimento Regional, participaram da reunião a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Secretaria Nacional de Habitação e Secretaria Nacional de Saneamento. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) representou o Ministério de Minas e Energia.
O secretário de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, destacou a relevância da reunião. “É importante esclarecer que não há um mapa novo e que todas as pessoas estão sendo atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O relatório final dos estudos só teremos no final de abril, mas o Governo Federal fez boas sinalizações diante do que apresentamos, entendeu as ações que o caso requer e as nossas solicitações, como as de novas moradias, a situação do Mutange, drenagem e todas as necessidades”, pontuou.
O Governo Federal garantiu que serão estudadas possibilidades, com avaliação jurídica e orçamentária, de projetos de habitação e saneamento disponíveis no Ministério para atender a região.
Ficou definido também que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) coordenará o Plano de Ação Federal para a Operação Pinheiro, fazendo a gestão de apoio dos órgãos federais envolvidos. A Sedec receberá as demandas do Município, fará a análise e encaminhará aos órgãos competentes que integram do Sistema Federal de Defesa Civil.
Veja também
Últimas notícias
Câmera de videomonitoramento flagra execução de jovem em Arapiraca
Alagoas é 1º do NE a implantar fluxo Integrado de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
Enem 2025: candidatos fazem prova de matemática e ciências da natureza
Prefeitura de Maceió conduz ação integrada para fiscalizar motos aquáticas na orla
Defesa Civil reforça importância da manutenção elétrica para evitar incêndios residenciais
Adolescente colide moto em contêiner e veículo pega fogo no Vergel do Lago, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
