Política

Deputados estaduais antecipam votos sobre desconto no Fundeb

Parlamentares declararam durante discursos seus posicionamentos

Por Marcos Filipe Sousa 02/04/2019 17h05
Deputados estaduais antecipam votos sobre desconto no Fundeb
Sessão desta terça (02) contou com a presença de 23 deputados - Foto: Assessoria

Um grupo de deputados aproveitou a sessão desta terça-feira (02) para anteciparem seus votos sobre o veto do Executivo acerca do desconto previdenciário do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Davi Maia (Democratas) subiu à tribuna para criticar a decisão do Executivo em descontar para o Alagoas Previdência uma parte do valor do fundo. “Esta Casa está com sua galeria cheia de professores que estão esperando um posicionamento nosso”.

Jó Pereira (MDB) também se pronunciou. “Peço que os deputados votem pela derrubada do veto. O Poder Judiciário já se posicionou sobre o assunto. É um valor de direito dos professores”.

Cibele Moura (PSDB) foi outra parlamentar que se posicionou. “Não sei porque ainda não derrubamos esse veto. Minha posição é pela derrubada”.

Olavo Calheiros (MDB) e Silvio Camelo (PV) foram a favor do veto, e defenderam o Executivo. “O dinheiro será colocado na Previdência Estadual beneficiando do mesmo jeito os professores”, disse Camelo.

Até o fim da semana, os deputados devem votar se derrubam ou não o veto do Governador Renan Filho. Na lei os deputados votaram para que não houvesse o desconto, ao retornar para o Executivo, a proposta foi vetada. Agora os parlamentares decidem se derrubam ou não o veto.