Deputado propõe sistema de rastreamento para táxis e transporte por aplicativos
Objetivo é garantir mais segurança a motoristas e passageiros
Um projeto de lei do deputado estadual Cabo Bebeto (PSL) pode tornar obrigatória a instalação de sistema de rastreamento veicular em táxis e carros que oferecem serviços de transporte privado de passageiros, a exemplo do Uber e 99. O objetivo, segundo o deputado, é garantir mais segurança a motoristas e passageiros no Estado de Alagoas.
Estimativas mostram que no Brasil existem mais de 50 milhões de veículos sem nenhum tipo de proteção. Um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que a cada 1 minuto um veículo é roubado no país. Esse é um dado alarmante, que tem levado cada vez mais pessoas a buscarem o serviço de rastreamento veicular como proteção.
O projeto apresentado pelo líder do PSL na bancada da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) prevê um prazo de até doze meses, a contar da data de vigência da lei, para que taxistas e motoristas de aplicativos possam instalar rastreadores nos automóveis. “É um serviço de baixo custo, que proporciona um alto índice de recuperação de veículos roubados. Sem dúvida, vai facilitar o trabalho das forças de segurança pública”, explica.
O texto disposto na proposição estabelece que os motoristas apresentem nota fiscal original da aquisição e instalação do sistema de rastreamento, em nome do proprietário do veículo, quando abordados pelas autoridades competentes. “O descumprimento da Lei impedirá a renovação e expedição de novas permissões”, enfatiza.
Atualmente, são muitas as ofertas de rastreadores disponíveis no mercado. Uma boa opção é adquirir o dispositivo por meio de contrato de comodato. Nesse caso específico, o consumidor paga, em média, uma taxa de adesão de R$ 300,00, mais o valor do plano mensal, para obter acesso às informações de monitoramento.
A maioria dos rastreadores possibilita que o cliente acompanhe a localização exata do veículo, podendo solicitar o seu bloqueio a partir de um único toque na tela do aparelho celular. Caso a Lei seja aprovada, o deputado Cabo Bebeto acredita que a procura pelo serviço vai aumentar e os preços vão baixar, em todo o Estado.
Benefícios do rastreador veicular
Fácil localização do veículo – Através de tecnologias de comunicação, como rádio frequência, GSM, GPRS e satélite, o aparelho consegue localizar o veículo em tempo real.
Aparelho é invisível para o ladrão – O aparelho é instalado em local desconhecido, até mesmo para o motorista. Em caso de assalto, o ladrão não tem como saber se o veículo tem rastreador.
Agilidade na recuperação do veículo – Em caso de furto ou roubo, o veículo pode ser rastreado e bloqueado, imediatamente.
Tranquilidade para o proprietário – Relatos de vítimas mostram que, ao ser anunciado o assalto, elas se mantiveram calmas por saber que seu veículo seria localizado. Dessa forma, não arriscaram a vida.
Seguro mais barato – Ter um rastreador significa fazer apólices de seguro muito mais baratas. As seguradoras sabem que, com o equipamento, é bem mais fácil recuperar o veículo.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
