Marx cobra do Ministério da Saúde soluções para UPA de Delmiro e para o programa do glaucoma
O parlamentar, que coordena a bancada alagoana no Congresso, foi recebido no Ministério pelo secretário Francisco de Assis Figueiredo
O deputado federal Marx Beltrão se reuniu com o secretário de Atenção à Saúde (SAS) no Ministério da Saúde (MS) em Brasília para cobrar celeridade e soluções para dois temas importantes para a área em Alagoas: a garantia de continuidade do programa do glaucoma na capital e nos demais municípios do estado e a reclassificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia. O parlamentar, que coordena a bancada alagoana no Congresso, foi recebido no Ministério pelo secretário Francisco de Assis Figueiredo.
“Apresentei ao secretário estas duas pautas fundamentais. Uma voltada a todo o estado que é a questão do programa do glaucoma e a outra com foco no sertão, que é a reclassificação da UPA de Delmiro Gouveia. Estou trabalhando para a UPA ser reclassificada, receber mais investimentos e assim poder atender pacientes não só de Delmiro, como de outros municípios da região. Já sobre o glaucoma, o secretário se comprometeu a acompanhar o caso de Alagoas, porque não podemos deixar os pacientes do estado sem receber seus colírios” disse Marx Beltrão.
A reclassificação de da UPA de Delmiro, de categoria de unidade de saúde de tipo I para tipo II, vai poder garantir mais recursos para a unidade e a ampliação de seu atendimento. Sobre o programa do glaucoma, Marx Beltrão já havia protocolado na Câmara requerimento destinado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cobrando explicações sobre problemas na execução do programa junto aos alagoanos. O documento foi apresentado por Beltrão na reunião da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Marx é vice-presidente da Comissão, que trata do tema da saúde na Câmara dos Deputados.
A Secretaria de Atenção à Saúde tem como uma de suas principais atribuições, formular e desenvolver políticas de atenção à saúde em parceria com estados e municípios, para garantir o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e programas para a população. Além de estabelecer as diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no país, observando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
