Marx Beltrão apresenta ao MEC solução para vítimas do golpe do diploma
Deputado encaminhou proposta que sugere portaria para garantir diplomas
O líder da bancada alagoana, deputado Marx Beltrão (PSD), apresentou, por meio de requerimento de indicação na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (27) uma proposta ao Ministério da Educação (MEC) que pode ser a solução para os milhares de estudantes alagoanos que foram vítimas do golpe do diploma.
De acordo com denuncia de estudantes que integram o movimento ‘Diploma Legal’, universitários alagoanos foram vítimas de um golpe que frauda diplomas de cursos superiores após a conclusão da graduação. A comissão afirma que mais de 20 mil pessoas de 92 municípios em Alagoas já tiveram prejuízos por cair na ação criminosa.
O deputado Marx Beltrão busca uma solução para o caso. “Por meio de requerimento de indicação, encaminhei ao Ministério da Educação uma proposta, que se for acatada, pode ser uma solução viável e rápida para reparar os danos sofridos por milhares de estudantes. Sugerimos a edição de uma portaria para garantir a emissão de diplomas dos alunos que já concluíram os seus cursos em faculdades que foram descredenciadas”, disse.
Para os que ainda estão cursando em faculdades descredenciadas, Beltrão também apontou uma solução. “Também apresentei outra normativa para efetuar transferência assistida de quem ainda não concluiu. O MEC já reconheceu diplomas em situação parecida na Faculdade Gama Filho, no Rio de Janeiro, e esse é um precedente que utilizamos tecnicamente para defender os alagoanos”, postou ele no Instagram.
As vítimas do ‘golpe do diploma’ são pessoas que pagaram mensalidades escolares, assistiram aulas em um curso supostamente de graduação e que ao final receberam diplomas sem validade das instituições promotoras dos cursos. Desde 2006, mais de 20 mil estudantes alagoanos cursaram graduação enganados por instituições de ensino superior que não tinham autorização para ofertá-la.
Veja também
Últimas notícias
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
