Conselho de Política Energética apresenta panorama da energia solar em AL
Encontro propôs ações para acelerar o desenvolvimento do setor e integrá-lo em esfera nacional
Configurar Alagoas enquanto potencial polo de energia renovável. Em torno dessa proposta, o Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), presidido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), realizou, nesta terça-feira (2), a 39ª reunião ordinária para apresentar o panorama do recurso fotovoltaico no estado, comparando o contexto local com outras regiões do País.
Durante o encontro, o conselho alinhou ainda ações estratégicas para acelerar o desenvolvimento da energia solar em Alagoas, além de definir as próximas etapas a serem traçadas pelo setor.
“É a partir destes debates que conseguimos planejar e construir ações com foco em dar mais dinamismo e celeridade às atividades do setor e, desta forma, integrá-lo na esfera nacional. A ideia é tornar o segmento de energia solar fotovoltaica uma ferramenta para o fomento da economia no Estado”, ressalta o secretário executivo de Gestão Interna, Ricardo Dória.
A reunião contou com a presença do presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), e representantes da AL Solar, grupo de empresas de Cogeração de Energia Fotovoltaica de Alagoas.
Sobre o Cepe
O Conselho Estadual de Política Energética foi criado pela Lei Estadual nº 6.878 e atua como órgão colegiado e consultivo ao Governo de Alagoas. Suas ações são pautadas em assessorar e deliberar a proposição de políticas públicas com foco nas energias em âmbito estadual, integrado ao desenvolvimento regional e nacional.