Projeto Beleza Encoberta resgata autoestima de usuárias da Semas
Projeto realizou um dia de beleza para mulheres assistidas pela secretaria
Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social, os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) atuam possibilitando o acesso da população a serviços, benefícios e projetos assistenciais.
No começo de abril, mulheres atendidas na Casa de Passagem Familiar participaram de um ensaio fotográfico. A ação faz parte do Projeto Beleza Encoberta, que tem como objetivo abordar de forma dinâmica e lúdica a discussão sobre a construção social e a valorização da mulher em situação de rua no município de Maceió.

Segundo a repórter fotográfica Pei Fon, responsável pelas fotos, a fotografia é uma forma de guardar memórias e trabalhar a aceitação individual. “A fotografia vem para ajudar na autoestima e para lembrar aquela mulher que ela pode se cuidar e se aceitar da forma que ela é, sem entrar nos padrões estéticos impostos pela sociedade. De certa forma, a fotografia trabalha a aceitação do próprio eu. Cada pessoa tem sua beleza, e a foto ajuda na construção dessa auto-imagem que nos faz lembrar quem nós somos e que fazemos parte do mundo”, disse.

Antes de serem fotografadas, as mulheres ganharam um dia de beleza no salão Fik Chick, localizado no bairro Pajuçara.
Segundo a psicóloga da Casa de Passagem Familiar, Malba Cavalcante, esses eventos são importantes porque proporcionam para essas mulheres em situação de rua formas de reaver e renovar a autoestima. “Em geral, essas mulheres são muito fragilizadas pela condição em que estão inseridas e sofrem com a violência desde a infância. Então percebemos que elas não se sentem mulheres na maior parte do tempo. O projeto vem justamente para soerguer essas mulheres, reavivar a autoestima delas e fazer com que elas se sintam incluídas na sociedade”, explicou.

De acordo com a usuária da Casa de Passagem Familiar, Miriam Maria, de 21 anos, que participou do projeto, as atividades a fez sair da rotina. “Foi diferente do que estamos acostumadas. Eu me senti feliz em poder me cuidar. Só havia ido num salão de beleza uma vez e foi bom poder estar lá com elas”, relatou.

A Casa de Passagem Familiar é uma unidade da Semas que proporciona acolhimento provisório para famílias em situação de rua e desabrigo e fica localizada no bairro do Centro.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
