Projeto Beleza Encoberta resgata autoestima de usuárias da Semas
Projeto realizou um dia de beleza para mulheres assistidas pela secretaria
Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social, os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) atuam possibilitando o acesso da população a serviços, benefícios e projetos assistenciais.
No começo de abril, mulheres atendidas na Casa de Passagem Familiar participaram de um ensaio fotográfico. A ação faz parte do Projeto Beleza Encoberta, que tem como objetivo abordar de forma dinâmica e lúdica a discussão sobre a construção social e a valorização da mulher em situação de rua no município de Maceió.

Segundo a repórter fotográfica Pei Fon, responsável pelas fotos, a fotografia é uma forma de guardar memórias e trabalhar a aceitação individual. “A fotografia vem para ajudar na autoestima e para lembrar aquela mulher que ela pode se cuidar e se aceitar da forma que ela é, sem entrar nos padrões estéticos impostos pela sociedade. De certa forma, a fotografia trabalha a aceitação do próprio eu. Cada pessoa tem sua beleza, e a foto ajuda na construção dessa auto-imagem que nos faz lembrar quem nós somos e que fazemos parte do mundo”, disse.

Antes de serem fotografadas, as mulheres ganharam um dia de beleza no salão Fik Chick, localizado no bairro Pajuçara.
Segundo a psicóloga da Casa de Passagem Familiar, Malba Cavalcante, esses eventos são importantes porque proporcionam para essas mulheres em situação de rua formas de reaver e renovar a autoestima. “Em geral, essas mulheres são muito fragilizadas pela condição em que estão inseridas e sofrem com a violência desde a infância. Então percebemos que elas não se sentem mulheres na maior parte do tempo. O projeto vem justamente para soerguer essas mulheres, reavivar a autoestima delas e fazer com que elas se sintam incluídas na sociedade”, explicou.

De acordo com a usuária da Casa de Passagem Familiar, Miriam Maria, de 21 anos, que participou do projeto, as atividades a fez sair da rotina. “Foi diferente do que estamos acostumadas. Eu me senti feliz em poder me cuidar. Só havia ido num salão de beleza uma vez e foi bom poder estar lá com elas”, relatou.

A Casa de Passagem Familiar é uma unidade da Semas que proporciona acolhimento provisório para famílias em situação de rua e desabrigo e fica localizada no bairro do Centro.
Veja também
Últimas notícias
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Renan Filho deve lançar pré-candidatura ao governo de AL ao lado de Lula
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
