Renovação do secretariado fortalece o Governo técnica e politicamente, diz Renan
Solenidade de posse desta segunda-feira (22) marcou o retorno de Fábio Farias ao Gabinete Civil e a nomeação de Cecília Rocha na Ciência e Tecnologia
As posses do secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, e da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cecília Rocha Hermann, nesta segunda-feira (22), marcaram o fim do ciclo de alterações promovidas pelo governador Renan Filho no primeiro escalão do Governo de Alagoas para seu segundo mandato. De acordo com o governador, o Executivo deve seguir com a formação atual, fortalecido dos pontos de vista técnico e político.
“Com a chegada do Fábio Farias e da Cecília, a gente monta o primeiro escalão do Governo. Com muita paciência, com muita calma, procurando ouvir a todos, eu vim montando o Governo com dois objetivos. Ter um primeiro escalão denso, do ponto de vista técnico e do ponto de vista político, e que me desse a condição para, no campo da administração pública, gerencial, dar velocidade e estabilidade política para que a gente pudesse avançar sem sobressaltos”, explicou Renan Filho.
Segundo o governador, o primeiro escalão do atual Governo foi desenhado a partir do diálogo com diversos setores. “A marca da formação do segundo Governo foi o diálogo. Vamos corrigir alguns rumos que precisamos corrigir e entregar o que precisa ser entregue. Continuar avançando na qualidade da educação, elevando o Ideb. Na saúde, vamos entregar os equipamentos que lutamos ao longo do primeiro Governo para construir. Vamos seguir reduzindo a violência. Em abril deste ano, vamos fechar o quarto mês seguido com redução de violência com relação a 2018, que foi o ano com menor número de mortes em nosso Estado. Essas serão as nossas tarefas principais. Para isso, teremos que manter as finanças equilibradas, dialogar com a Assembleia Legislativa, prefeituras e com o setor produtivo para que a gente consiga manter o mesmo ritmo”, avaliou o governador.

Sobre as missões de cada secretário empossado nesta segunda-feira, Renan Filho apontou o papel estratégico de Fábio Farias e o elo representado por Cecília Rocha entre o Governo e o setor produtivo. “Fábio Farias retorna para que a gente possa, no segundo mandato, fazer um trabalho ainda melhor do que o primeiro, que foi um compromisso que fizemos. A Cecília é uma jovem que vem para aumentar a estabilidade e a densidade política do Governo e que vai fazer um trabalho na área da Ciência, Tecnologia e Inovação para aproximar o Governo da academia e do setor produtivo, especialmente a área das novas empresas de tecnologia, as startups, das novas soluções para a vida do cidadão”, observou.
O médico Fábio Farias, que volta ao Gabinete Civil, órgão que comandou entre 2015 e 2018, lembrou a missão articuladora da pasta e garantiu esforços para promover a convergência entre os três poderes e a sociedade civil para o desenvolvimento de Alagoas. “O Gabinete Civil é um facilitador do processo interno e do processo externo do Governo. Ele tem que ser a secretaria da convergência, e nós vamos fazer exatamente isso. Facilitar as ações internas e externas, a convivência dos que pensam diferente, mas que se irmanam na ética, na defesa do bem comum e lutam por um futuro melhor. A convergência é o meu foco, e o Gabinete Civil é precisamente o órgão governamental responsável pela manutenção e construção de pontes entre o Executivo, os demais poderes constituídos e as instituições representativas da sociedade”, disse Farias.

A nova secretária da Ciência e Tecnologia apontou entre suas prioridades a entrega do Polo de Tecnologia da Informação, no bairro de Jaraguá. “É nossa grande expectativa. Estamos pensando especialmente no Polo Tecnológico, que tem 95% do seu projeto concluído. A importância desse Polo se ajusta às preocupações sociais do Governo de Alagoas. Precisamos ir além, usando a tecnologia para tornar o Estado ainda mais eficiente. Estamos disponíveis para trabalhar, junto com a Secretaria da Fazenda e o Instituto de Tecnologia, na implantação das tecnologias que vão auxiliar na arrecadação do Estado, reduzindo as despesas e evitando tentativas de sonegação e outros crimes. Vamos incentivar os desenvolvedores de programas e startups. Não podemos esquecer a importância da popularização da ciência e do incentivo e preparo das crianças e adolescentes. Ciência e educação não podem estar separadas”, afirmou Cecília Rocha.

As posses foram prestigiadas pelos presidentes do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan; da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Marcelo Victor; do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Otávio Lessa; da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, Nivaldo Barbosa; da Federação da Indústria, José Carlos Lyra; além do procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, dos deputados federais Marx Beltrão, Isnaldo Bulhões e Paulo Fernando dos Santos, de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e secretários de Estado.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
