Entenda como foram os estudos para finalização do laudo sobre o Pinheiro
Nesta terça (30) se encerra o prazo para divulgação dos estudos do Serviço Geológico do Brasil
Está prevista para esta terça-feira (30) a divulgação pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) do laudo preliminar sobre o afundamento do solo e rachaduras no bairro do Pinheiro, em Maceió. Foram nove meses de estudos e espera dos moradores em terem uma satisfação definitiva sobre o que está acontecendo.
Em Agosto do ano passado, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) encaminhou à Prefeitura de Maceió o relatório técnico elaborado que indicava a necessidade de levantamentos mais aprofundados, com sugestões de estudos detalhados de geologia, geofísica e hidrogeológia.
O documento trouxe informações técnicas de acordo com o levantamento realizado entre os dias 19 e 25 de junho, período em que uma equipe da CPRM coletou evidências nas vias públicas e edificações, levando em consideração também o relato de moradores.
Os levantamentos realizados em campo e a integração dos dados permitiram a caracterização de três graus de intensidade das fissuras, considerando a quantidade, a abertura e a persistência nos locais mapeados. O relatório enfatiza que ainda não é possível identificar e caracterizar o processo causador do fenômeno, por isso, a sugestão de novos estudos.
O documento esclarece também que, conforme depoimentos colhidos dos moradores, a existência dos indícios de instabilidade é muito anterior ao abalo sísmico ocorrido no dia 3 de março deste ano. Nesse sentido, há o registro de ocorrência de fissuras em um período entre cinco e dez anos.
No mês de janeiro deste ano o Serviço Geológico do Brasil voltou a Maceió para uma nova etapa do trabalho, que consistiu na batimetria sísmica do Complexo Lagunar.
A batimetria sísmica é um método de estudo para definir o relevo e estruturas geológicas/descontinuidades no fundo das lagoas Mundaú e Manguaba em busca de sinais de subsidências ou que indiquem alterações morfológicas anormais.
Eles também estiveram nas ruas do bairro do Pinheiro e arredores para finalizar as primeiras etapas dos testes de batimetria, eletrorresistividade, sondagem geotécnica e instalação das seis estações da Rede Sismográfica Brasileira.
Na semana passada o Serviço Geológico do Brasil informou que mais de 50 pesquisadores estavam trabalhando para a finalização do relatório que todos aguardam para amanhã.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
