Ayrton Senna: vinte e cinco anos de saudade
Piloto morreu no dia 1º de maio de 1994, após batida contra o muro no circuito de Ímola
Os dias 1º de maio passaram a adquirir uma melancolia particular a partir de 1994. A cada ano, a data reaviva a lembrança da morte de Ayrton Senna, considerado por pilotos, fãs e membros da crítica especializada como um dos maiores gênios da história do automobilismo. Nesta quarta-feira, o adeus ao brasileiro completa 25 anos. Ainda que não tenha conseguido superar o número de títulos de Alain Prost (4) e Juan Manuel Fangio (5), Senna continua sendo reverenciado, inclusive, por pilotos que também o ultrapassaram em conquistas, a exemplo de Lewis Hamilton (5) e Sebastian Vettel (4) – o maior campeão é Michael Schumacher, com sete títulos.
Mais que três vezes campeão mundial, para muitos, o que tornava o brasileiro um ser quase mítico era a sua atitude na Fórmula 1 e entrega ao volante. “Senna é um herói e continuará sendo para sempre. Eu não conhecia bem a sua personalidade. Então, o que eu mais gostava era o que ele representava, aquilo contra o que ele se opunha, e o que era capaz de fazer ao volante”, declarou o britânico Lewis Hamilton, que é declaradamente um grande fã de Ayrton Senna.
Diferente de Hamilton, o austríaco Gerhard Berger teve a oportunidade de conhecer Senna como poucos. Companheiro de equipe do brasileiro na McLaren, ele também se tornou um dos grandes amigos do tricampeão. Os dois dividiram a escuderia durante três temporadas, de 1990 a 1992. “Era um piloto excepcional, com um encanto particular”, observou.
Além das habilidades ao volante, a personalidade de Senna também ajudou a perpetuar o seu legado, mesmo 25 anos após o seu falecimento. “Era um bom ser humano, com princípios e valores. Ele foi realmente bom o tempo todo que passou neste planeta. É duro encontrar um aspecto positivo no fato de que sofreu um acidente e perdeu a vida, mas isso também quer dizer que não assistimos ao seu declínio, comentou o ex-chefe de equipe da McLaren, Ron Dennis.
Foi com a escuderia inglesa que Ayrton Senna conquistou os três títulos mundiais e algumas das vitórias mais emblemáticas da carreira. O primeiro foi obtido em 1988. A conquista veio de forma heroica no GP do Japão daquele ano. Já em meio à grande rivalidade com o francês Alain Prost, o brasileiro não conseguiu largar. De pole, caiu para a 17ª colocação. Antes mesmo da primeira volta, no entanto, Senna conseguiu oito ultrapassagens e, na 28ª, deixou Prost para trás. Ele cruzou a linha de chegada com 13 segundos de vantagem para o rival e assegurou o troféu daquela temporada.
Os títulos seguintes vieram em 1990 e 1991. Sobre a última temporada, destaque para o GP Brasil, que foi o primeiro em que Senna conquistou uma vitória em solo brasileiro. Além disso, o fim da prova teve contornos dramáticos. Senna cruzou a linha de chegada em primeiro lugar após conduzir praticamente sem marchas, fato que gerou um desgaste tão grande que ele precisou ser amparado para sair do carro.
Senna assinou o sonhado contrato com a Williams em 1994. Mas o desempenho com o carro não foi o esperado. O piloto ainda buscava o acerto ideal quando sofreu o fatídico acidente que tirou a sua vida. No dia 1º de maio de 1994, bateu contra o muro após perder o controle na curva Tamburello do GP de Ímola (ITA). Tinha 34 anos.
HOMENAGENS
Os 25 anos da morte de Ayrton Senna vão ganhar homenagens em duas pistas especiais para o piloto. Em Interlagos, o festival “Senna Day” terá atividades para o público como simuladores de corrida, exposições de itens do tricampeão mundial e apresentações musicais. Outro local de celebrações será em Ímola, com uma missa que terá início exatamente no horário do acidente: 14h17.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
