Manifestantes fecham Fernandes Lima em ato contra cortes na Educação
Grupo segue sentido Centro de Maceió, na manhã desta quarta (15)
Alunos, servidores e entidades sindicais - que participam do ato nacional contra os cortes de recursos da Educação - fecharam a Avenida Fernandes Lima, em Maceió, na manhã desta quarta (15). Com faixas, cartazes e carro de som, eles seguem em direção à Praça dos Martírios, no Centro da cidade, onde se reúnem em frente ao Palácio do Governo.
Nomeada de "Greve Nacional da Educação", a mobilização reúne mais de 3 mil pessoas em Maceió. Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), estudantes de mais de 80 instituições de ensino, entre universidades públicas e privadas, institutos federais, além das redes estaduais de ensino aderiram à paralisação.
Além de Maceió, o ato também ocorre, simultaneamente, nas cidades de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios.
Por conta do protesto, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) suspenderam as atividades.
O Gerenciamento de Crises da Polícia Militar acompanha a manifestação.
Dos cortes
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tiveram 36,6% e 25% dos recursos bloqueados, respectivamente, pelo Governo Federal. A medida foi tomada, no dia 30 de abril, após a declaração do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de que o Ministério da Educação (MEC) cortaria verbas de todas as universidades e institutos do país. Segundo ele, trata-se de um "bloqueio" feito "de forma preventiva".
Em nota, a Ufal informou que teve R$ 39.576.608,00 dos recursos de custeio e capital bloqueados. O documento diz que foram efetivados bloqueios nas ações orçamentárias de funcionamento da Universidade, capacitação de servidores, recursos consignados ao Hospital Veterinário e funcionamento da Escola Técnica de Artes. Foram também bloqueadas as emendas parlamentares consignadas à Ufal pela bancada alagoana. Apenas as ações de assistência estudantil não foram afetadas pelo corte.
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) também comunicou que sofreu um corte orçamentário de R$ 12,6 milhões, correspondendo a 25% do orçamento do Instituto. O reitor da Instituição, Sérgio Teixeira Costa, divulgou uma portaria com medidas de contenção de despesas, racionalizando gastos públicos com uso da frota, realização de eventos integradores, visitas técnicas, capacitações e congressos.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
