Saúde

Bloqueio de contas permite reabastecimento de estoque de medicamentos para pessoas com HIV

Mais de 15 mil unidades de 12 tipos de remédios foram comprados

Por Redação, com assessoria 21/05/2019 12h12
Bloqueio de contas permite reabastecimento de estoque de medicamentos para pessoas com HIV
Outros seis medicamentos estão em processo de compra. - Foto: Defensoria Pública de Alagoas

A compra de medicamentos destinados à prevenção e tratamento de infecções oportunistas que acometem pessoas que vivem com o HIV e pacientes com doença relacionada ao vírus foi garantida através de bloqueio de contas, solicitado pelo defensor público Daniel Alcoforado, solicitada em março deste ano.

A informação foi divulgada em relatório enviado à Defensoria Pública, na sexta-feira (17). Os servidores públicos designados para gerir os recursos que foram objeto de bloqueio judicial nas contas da Secretaria de Estado da Saúde, o farmacêutico Hildebrando Mendes e a médica Mardjane Alves Lemos, notificaram que foi restabelecido o estoque dos medicamentos.

De acordo com o relatório de prestação de contas, os recursos permitiram a compra de mais de 15 mil unidades de 12 espécies de medicamentos. A aquisição custou R$ 319.501,00, pagos a três fornecedores. Outros seis medicamentos estão em processo de compra.

Os fármacos adquiridos foram Ganciclovir, Anfotericina B, Lipossomal, Acído Folínico, Amoxicilina + Clavulanato de Potássio, Azitromicina, Benzipenicilina Benzatina, Ceftriaxona Sódica, Claritromicina e Clindamicina.

Os medicamentos já foram entregues na Central de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde e estão sendo distribuídos para os ambulatórios que atendem aos pacientes com HIV no estado, de acordo com a demanda mensal. Os ambulatórios funcionam no Serviço de Assistência Especializada Marcelo Constant, no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), no Trapiche da Barra; Pam Salgadinho, no Centro; Hospital Universitário (HU), na Cidade Universitária; Laboratório Central de Alagoas (Lacen), na Jatiúca, no sistema prisional e ainda nos municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios.

Ação

Em fevereiro deste ano, a Defensoria Pública conseguiu na Justiça uma liminar que determinava ao Estado de Alagoas que cumprisse a Resolução Estadual nº 32, de 16 de abril de 2018, e regularizasse a distribuição dos medicamentos para pessoas com HIV/AIDS no prazo de 15 dias.

Depois de transcorrido o prazo dado pela Justiça, o defensor público Daniel Alcoforado, constatou que a decisão não foi cumprida pelo ente público e  pediu o bloqueio das contas do Estado, no valor de R$ 437.816,10, montante suficiente para custear a compra dos medicamentos pelo período de seis meses, o que foi deferido pelo Poder Judiciário.