Defensoria Pública: Estado regulariza oferta de exames aos pacientes com HIV/AIDS
De acordo com os defensores públicos, os exames são necessários para o acompanhamento da saúde dos de 7.580 pacientes
Em cumprimento da decisão judicial que atendeu ao pedido da Defensoria Pública do Estado, a Secretaria da Saúde do Estado de Alagoas (Sesau) informou, na última sexta-feira, 17, que regularizou a oferta dos exames laboratoriais específicos à prevenção e tratamento de coinfecções e infecções oportunistas voltados aos pacientes com HIV/AIDS e que são usuários da rede pública de saúde.
De acordo com o relatório, assinado pela Superintendente de Vigilância à Saúde do Estado, Cristina Maria Vieira da Rocha, desde o último mês de fevereiro, o Estado já realizou 2.750 exames destinados à prevenção e tratamento de coinfecções e infecções oportunistas, sendo 400 exames de citomegalovírus, 80 exames de Herpes vírus, 170 de HTLV I e II, 1.300 para diagnósticos das Hepatites A,B e C, 600 exames de Toxoplasmose e 200 exames de Epstein Baar.
Ação na justiça
Os defensores públicos do Núcleo de Direitos Coletivos, Daniel Alcoforado e Karina Basto ingressaram, no último mês de fevereiro, com ação visando garantir o acesso de pessoas diagnosticadas com HIV/AIDS aos exames para diagnóstico de infecções oportunistas. Algumas semanas depois, o Judiciário aceitou o pedido da Defensoria Pública, determinando a regularização da oferta dos exames em 45 dias.
De acordo com os defensores públicos, os exames são necessários para o acompanhamento da saúde dos de 7.580 pacientes que vivem com HIV no Estado.
O Núcleo de Direitos Coletivos da Defensoria Pública continuará acompanhando o cumprimento da decisão, com o objetivo de garantir os direitos dos cidadãos soropositivos no Estado.
Veja também
Últimas notícias
Adolescente foge de casa e pede ajuda após ser impedida pelo marido em Penedo
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Projeto que leva água para comunidades do Sertão de AL realiza ‘treinão’ em Maceió para arrecadas fundos
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
