Defensoria Pública: Estado regulariza oferta de exames aos pacientes com HIV/AIDS
De acordo com os defensores públicos, os exames são necessários para o acompanhamento da saúde dos de 7.580 pacientes
Em cumprimento da decisão judicial que atendeu ao pedido da Defensoria Pública do Estado, a Secretaria da Saúde do Estado de Alagoas (Sesau) informou, na última sexta-feira, 17, que regularizou a oferta dos exames laboratoriais específicos à prevenção e tratamento de coinfecções e infecções oportunistas voltados aos pacientes com HIV/AIDS e que são usuários da rede pública de saúde.
De acordo com o relatório, assinado pela Superintendente de Vigilância à Saúde do Estado, Cristina Maria Vieira da Rocha, desde o último mês de fevereiro, o Estado já realizou 2.750 exames destinados à prevenção e tratamento de coinfecções e infecções oportunistas, sendo 400 exames de citomegalovírus, 80 exames de Herpes vírus, 170 de HTLV I e II, 1.300 para diagnósticos das Hepatites A,B e C, 600 exames de Toxoplasmose e 200 exames de Epstein Baar.
Ação na justiça
Os defensores públicos do Núcleo de Direitos Coletivos, Daniel Alcoforado e Karina Basto ingressaram, no último mês de fevereiro, com ação visando garantir o acesso de pessoas diagnosticadas com HIV/AIDS aos exames para diagnóstico de infecções oportunistas. Algumas semanas depois, o Judiciário aceitou o pedido da Defensoria Pública, determinando a regularização da oferta dos exames em 45 dias.
De acordo com os defensores públicos, os exames são necessários para o acompanhamento da saúde dos de 7.580 pacientes que vivem com HIV no Estado.
O Núcleo de Direitos Coletivos da Defensoria Pública continuará acompanhando o cumprimento da decisão, com o objetivo de garantir os direitos dos cidadãos soropositivos no Estado.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
