MPT solicita novas informações sobre moradores e comerciantes dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro
Objetivo é buscar ações, junto aos órgãos competentes, que amenizem os impactos socioeconômicos de trabalhadores que residem e laboram nas áreas afetadas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) solicitou à Defesa Civil de Maceió informações, no prazo de 15 dias, sobre as ações já realizadas em prol dos moradores das áreas de risco do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, diante das rachaduras que afetam a região. A medida faz parte de um inquérito civil, instaurado pelo MPT, para buscar ações – junto aos órgãos competentes – que amenizem os impactos socioeconômicos de trabalhadores que residem e laboram nas áreas afetadas.
Em audiência realizada na última segunda-feira, 27, a procuradora Rosemeire Lobo solicitou que a Defesa Civil municipal apresente seu plano de trabalho voltado à região, o levantamento populacional realizado nas áreas de encosta do Mutange e do bairro de Bebedouro, além de um relatório atualizado sobre empresas e trabalhadores afetados e pagamento de aluguel social. Segundo Rosemeire Lobo, também é preciso dar atenção aos moradores do Mutange e Bebedouro, já que o laudo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) apontou que esses bairros também estão em situação de risco.
“Após a apresentação do laudo da CPRM, o MPT está buscando agora todos os elementos necessários à instrução e finalização do Inquérito Civil em andamento, mais especificamente com relação à situação da saúde física e mental de todos os trabalhadores locais, bem como a situação das crianças e adolescentes das escolas em situação de risco", ressaltou Rosemeire Lobo.
Uma das preocupações da procuradora é se, após as retiradas das áreas do mapa de feição -áreas vermelha, laranja e amarela - as pessoas já beneficiadas deixariam de receber o benefício do auxílio-moradia. O secretário adjunto Especial de Defesa Civil, Dinário Lemos, e a coordenadora Social da Defesa Civil, Carla Moura, explicaram que as pessoas já cadastradas permanecerão recebendo o auxílio, caso seja prorrogado, conforme solicitação ao Governo Federal. No entanto, segundo a Defesa Civil, só existe ajuda humanitária, no momento, para o bairro do Pinheiro.
A procuradora também solicitou informações sobre a evacuação de escolas na região, como proteção a professores, alunos e funcionários. De acordo com a Defesa Civil, as escolas municipais Edécio Lopes, Brandão Lima e Creche Luiz Calheiros Júnior já foram evacuadas e funcionam em outros locais, com disponibilização de transporte escolar. Já a Secretaria Estadual de Educação informou que está tomando providências diante de outras escolas localizadas nas áreas de risco.
Outro ponto abordado foi a operacionalização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelos moradores locais. O cadastro é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio de habilitação dos moradores, que envia as solicitações à Defesa Civil e que, posteriormente, faz o encaminhamento à Caixa Econômica Federal. A liberação do FGTS é resultado de ação da Defensoria Pública da União (DPU) perante a Justiça Federal em Alagoas, proposta após o MPT requerer administrativamente a liberação do fundo, com apoio do Ministério Público Federal (MPF).
Cartilha com orientações
No encontro, a procuradora Rosemeire Lobo recebeu, dos representantes da Defesa Civil, exemplares de um guia – distribuído junto à população - que contém informações sobre a situação de risco e os serviços oferecidos pelos órgãos públicos.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
